segunda-feira, 15 de junho de 2020

RECOMENDAÇÕES PARA PROFISSIONAIS (ADMINISTRADORES ESCOLARES, PSICÓLOGOS, EDUCADORES E PROFESSORES)

Do documento, publica-se a introdução:

Nos últimos meses, a pandemia COVID-19 obrigou a alterações nos contextos educativos e nos processos de ensino-aprendizagem, gerando novas interacções entre pais/cuidadores, professores e a escola (LINK). Na verdade, tendo em conta a forma como, desde Março de 2020, esta pandemia provocou mudanças nas dinâmicas relacionais e de aprendizagem, podemos considerar que toda a comunidade educativa (alunos, pais e cuidadores, profissionais) está a vivenciar um processo de transição, enfrentando desafios excepcionais na finalização do ano lectivo de 2019/2020 e na preparação do ano lectivo de 2020/2021.
A acrescentar a este processo de transição extraordinária, pela qual todos terão de passar (o regresso ao contexto escolar terá, obrigatoriamente, mudanças e diferenças face ao cenário pré-pandemia), mantêm-se e acentuam-se os desafios das transições escolares normativas – as que já fazem parte habitual do percurso escolar. Para este grupo de crianças e jovens o regresso à escola poderá ser mais desafiante, exigindo medidas específicas de suporte.
Deste modo, é necessário dedicar particular atenção à adequação das práticas que existem (ou que necessitem de ser criadas) com vista à adaptação bem-sucedida das crianças e jovens que vivenciam estas transições escolares num cenário de incerteza, promovendo uma reintegração escolar presencial (ou à distância) que assegure o bem-estar e a saúde física e psicológica.
Os planos de transição escolar deverão ser centrados na premissa de que a escola é um espaço seguro, cuidador e de apoio ao desenvolvimento das crianças e jovens. O reencontro presencial com os alunos e a suas famílias é um desafio, mas também uma oportunidade de aumentar a confiança e a noção de segurança. Nesse sentido, para além de sugerir a consulta do documento “Desconfinamento: Regressar a (algumas) Rotinas Habituais – Recomendações para Pais e Professores” (LINK), deixamos algumas recomendações específicas relativas aos processos de transição, dirigidas a Administradores Escolares, Psicólogos, Educadores e Professores.

Fonte: Indicado por Luísa Leitão

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