quinta-feira, 25 de junho de 2020

Inclusão e educação: todos significa todos

A UNESCO acaba de publicar o relatório global de acompanhamento. O Relatório aborda a inclusão na educação, chamando a atenção para todos os excluídos da educação, por causa dos seus antecedentes ou capacidades. O Relatório é motivado pela referência explícita à inclusão na Declaração Incheon de 2015 e pelo apelo a assegurar uma educação de qualidade inclusiva e equitativa na formulação do SDG 4, o objectivo global para a educação. Lembra que, independentemente do argumento em contrário, temos um imperativo moral para assegurar que cada criança tenha direito a uma educação apropriada de alta qualidade.

O Relatório também explora os desafios que impedem de alcançar esta visão e demonstra exemplos políticos concretos de países que conseguem enfrentá-los com sucesso. Estes incluem diferentes entendimentos da palavra inclusão, falta de apoio dos professores, ausência de dados sobre os excluídos da educação, infraestruturas inadequadas, persistência de sistemas paralelos e escolas especiais, falta de vontade política e apoio comunitário, financiamento não direcionado, governação descoordenada, leis múltiplas mas inconsistentes, e políticas que não estão a ser seguidas. 

Para complementar a sua base de dados online sobre Desigualdades na Educação, a Base de Dados Mundial de Desigualdades na Educação (WIDE), em janeiro de 2020, o Relatório GEM lançou uma nova ferramenta de monitorização online, Scoping Progress in Education (SCOPE), contando a história por detrás dos dados do SDG 4 e utilizando as mais recentes tecnologias de publicação e de visualização de dados online. 

Foi lançada uma nova plataforma em linha complementar, Profiles Enhancing Education Reviews, (PEER) preparada pelo Relatório GEM, que descreve as leis e políticas dos países em matéria de inclusão e educação. 

Em 2020, o Relatório GEM lançará também dois relatórios regionais especiais produzidos em colaboração com parceiros regionais. Os relatórios oferecerão um mergulho profundo na inclusão e educação na América Latina e Caraíbas (Outubro de 2020) e na Europa Central e Oriental, Cáucaso e Ásia Central (Dezembro de 2020).

DOWNLOAD DO RELATÓRIO em versão inglesa mas disponível em outras línguas.


Fonte: UNESCO traduzido com a versão gratuita do tradutor - www.DeepL.com/Translator

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