quarta-feira, 17 de junho de 2020

Como manter a atenção dos alunos numa sala de aula virtual

Já todos passámos por isso: fazemos uma pergunta à nossa turma e ninguém responde. Silêncio incómodo. Os alunos começam a olhar para o teto ou a folhear o seu caderno para evitar o contacto visual. Eventualmente, alguém dá uma resposta voluntária, alguém é chamado, ou pior, nós simplesmente seguimos em frente sem qualquer participação.

Fazer com que os alunos participem já é bastante difícil quando está na sua sala de aula. Conseguir que participem numa sala de aula virtual é um jogo de bola completamente diferente. A pressão social do contacto visual desconfortável não é a mesma numa chamada de videoconferência. Na verdade, é quase inexistente com a tecnologia actual.

Felizmente, a tecnologia existe para ajudar a fornecer estratégias complementares para que os seus alunos respondam - pode até querer trazer algumas dessas estratégias de volta para a sua sala de aula quando as escolas voltarem a abrir.

FORMAS DE FOMENTAR A PARTICIPAÇÃO ONLINE

Funcionalidades de sondagem por video chat: Muitas plataformas de chat vídeo vêm com funcionalidades de sondagem onde os alunos veem surgir uma pergunta no ecrã. Esta é uma grande característica por algumas razões.

Ajuda-o a avaliar o que a sua turma entende e o que eles podem precisar que você reveja novamente. Se passares cinco minutos a rever um conceito e terminares com "OK, alguma pergunta?" o que é que costumas ouvir de volta? Grilos.

Em vez disso, faça uma pergunta de compreensão utilizando a função de sondagem. Se apenas 35% da turma responder corretamente à pergunta, talvez valha a pena gastar um pouco mais de tempo a rever.

Veja como utilizar estas funcionalidades em aplicações individuais:
  • Zoom
  • Equipas Microsoft
  • GoToMeeting
  • Equipas WebEx
Salas de discussão: A sondagem é óptima para ajudar a quebrar conceitos numa palestra, mas e se a sua turma for baseada na discussão e quiser que os seus alunos se dividam em pequenos grupos para trabalharem num trabalho partilhado?

Também há tecnologia para isso. Primeiro, comece com todos os alunos na mesma chamada de vídeo, e depois, com um clique num botão, divida os seus alunos em pequenos grupos para trabalharem num trabalho utilizando uma ferramenta de colaboração como o Google Docs.

Estarão em chamada apenas com os seus companheiros de grupo. Você, como anfitrião, pode esperar entre todos os grupos para se inscrever e facilitar. Quando o tempo acabar, acabe com as rupturas e reúna todos novamente. Convidar cada grupo a partilhar o seu trabalho.

Algumas das plataformas de videoconferência já incorporam esta impressionante característica. Consulte a lista abaixo para saber mais sobre cada um deles:
  • Zoom: Você pode ter até 50 sessões de breakout ao mesmo tempo e pode saltar entre elas como quiser. Confira a página de suporte do Zoom para saber exatamente como configurá-lo para a sua aula.
  • GoToMeeting: Esta plataforma tem documentos comuns incorporados e irá guardá-los para que os possa rever assim que a reunião terminar. Mais informações aqui.
  • Equipas Microsoft: Segundo informações, esta característica está para breve.
Esta é uma óptima funcionalidade a utilizar se tiver acesso a ela. Não só faz com que os alunos trabalhem juntos em tarefas partilhadas, como também ajuda os alunos a habituarem-se a falar uns com os outros através de um computador.

Funcionalidade de chat: Basta fazer uma pergunta e ter os seus alunos a responder através da função de chat. Isto não é o ideal, uma vez que todos os alunos verão as respostas de outros alunos, pelo que poderá não ver uma representação exacta da sua compreensão. Mas você terá um registro da participação de cada aluno.

Aplicações de quiz externo: Você também pode usar ferramentas de quiz externo como Kahoot ou Quizizz. Basta preparar os questionários com antecedência, e peça aos seus alunos que façam o questionário durante a sua reunião, partilhando o código do questionário. Os alunos podem demorar alguns minutos a navegar até ao site do quiz e responder a uma ou duas perguntas antes de prosseguirem. A melhor parte destas plataformas é que são gratuitas tanto para professores como para alunos.

Aqui estão links para algumas plataformas de questionários aprovados por estudantes:

  • Kahoot! A plataforma base é gratuita e divertida de utilizar. Se estiver interessado em funcionalidades mais avançadas, tais como relatórios avançados, questionários individualizados, formatos de perguntas adicionais e muito mais, a Kahoot oferece planos pagos a partir de apenas 3 dólares por mês.
  • Quizizz: Esta plataforma é 100 por cento gratuita e liga-se ao Google Classroom. Tem uma jogificação envolvente construída e um lugar inteiro para guardar as suas memórias de ensino preferidas.
  • Quizlet: A versão gratuita desta plataforma é excelente. Se você estiver interessado em acompanhar o progresso dos alunos ao longo do tempo, remover anúncios e adicionar conteúdo personalizado, a versão paga começa em apenas $3 por mês com economias adicionais para planos de toda a escola.
  • Mentimétrica: A versão gratuita desta plataforma está limitada a apenas algumas questões, mas a integração com a interacção online vale definitivamente o seu tempo a explorar. A versão paga começa em $10 por mês, ou você pode contactar a administração da sua escola para explorar uma opção de pagamento em toda a escola para torná-la mais barata por instrutor.
EXPECTATIVAS E RESPONSABILIZAÇÃO

As ferramentas acima são excelentes - mas agora vamos explorar como implementá-las e preparar os seus alunos para o sucesso. As expectativas claras definem o palco para a participação dos estudantes.

Deixe os seus alunos saberem como é a sua boa participação. O registo na videochamada é suficiente para contar como participação? Pode ser tudo o que os seus administradores estão à procura, mas o que é que parece bem, de acordo com os seus padrões?

A contagem de cada vez que um aluno fala ou acrescenta a uma discussão pode ser demorada. Por isso, deixe a tecnologia trabalhar para si.

Uma grande forma de medir a participação é exigir um produto permanente - isto é algo que o seu aluno deixa para trás depois de deixar a chamada. Pode ser qualquer coisa desde uma resposta a uma discussão em linha até à pontuação no questionário, uma resposta deixada no chat ou o produto partilhado de um trabalho de grupo.

Seja qual for a sua definição de bem, certifique-se de que é mensurável e exequível.
  • Esteja presente: Junte-se à chamada e fique durante todo o tempo da aula.
  • Controlo da compreensão: Responda a cada pergunta que surja, talvez com pontos extra para responder com 100% de correcção.
  • Missão de debate: Trabalhe com a sua equipa para completar a tarefa.
Independentemente da ferramenta online que utilize, é evidente que não podemos confiar em tácticas presenciais para encorajar a participação de classes virtuais. Felizmente, as ferramentas e tácticas aqui podem ajudar a melhorar o seu ensino online. Pode até dar por si a trazê-los de volta para a sua sala de aula quando as escolas reabrem.

Traduzido com a versão gratuita do tradutor - www.DeepL.com/Translator

Fonte: Edutupia

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