terça-feira, 17 de junho de 2014

Programa 'Mediadores para o sucesso escolar' chega à Madeira

A Associação EPIS -- Empresários Pela Inclusão Social debate hoje no parlamento os resultados dos "Mediadores para o sucesso escolar", um programa de combate ao abandono e insucesso escolar, que já acompanhou mais de 13 mil alunos.

Desde que foi iniciado em 2007, programa contribuiu para "o sucesso escolar de mais de 1.700 novos bons alunos em 60 municípios portugueses", refere a EPIS em comunicado.

Segundo a associação, o "Mediadores para o sucesso escolar" é o "maior programa privado" de combate ao abandono e insucesso escolar em Portugal, focado na capacitação das competências não cognitivas das crianças e jovens entre os seis e os 24 anos.

Os resultados do programa são debatidos na sala do senado da Assembleia da República, numa altura em que a EPIS prepara "o maior alargamento do seu programa contra o insucesso escolar em 2014/15", incluindo novas escolas do Ministério da Educação e Ciência, novos centros do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e novas autarquias.

Pela primeira vez, o programa vai chegar aos Açores e à Madeira, adianta a EPIS, anunciando que, com o alargamento do programa, a rede de mediadores quase duplicará, passando de 84 para cerca de 150 em 2014/15.

No ano letivo 2013/2014, o programa fez com que mais de 200 alunos melhorassem as suas notas e deixassem de estar em risco de chumbar, segundo os últimos dados da associação.

Este ano, os mediadores ajudaram 1.730 alunos de escolas situadas em 19 concelhos e, no final do segundo período, o número de estudantes com mais do que duas negativas diminuiu 12,1 pontos percentuais.

A EPIS estima que estejam a ser apoiados neste momento "menos de cinco por cento dos que precisariam".

In: Dnotícias.pt por indicação de Livresco

Sem comentários: