quinta-feira, 5 de junho de 2014

EPIS ajuda a melhorar notas de 200 alunos

O programa de combate ao insucesso e abandono escolares da EPIS fez com que mais de 200 alunos melhorassem as suas notas este ano e deixassem de estar em risco de chumbar, segundo os últimos dados da associação.
Os alunos apoiados pelo programa "Mediadores para o sucesso escolar" são cada vez mais e as notas têm vindo a melhorar, segundo os últimos dados da Associação EPIS - Empresários Pela Inclusão Social divulgados hoje.
Este ano, os mediadores ajudaram 1.730 alunos de escolas situadas em 19 concelhos e, no final do segundo período, o número de estudantes com mais do que duas negativas diminuiu 12,1 pontos percentuais.
Entre os escolhidos por razões de insucesso ou risco de abandono escolar, três em cada quatro alunos tinham mais do que duas negativas no início do ano.
No entanto, no final do segundo período, a percentagem de alunos com duas ou menos negativas subiu de 25,1% para 37,2% (ou seja, passaram de 434 para 644 estudantes).
Criado há sete anos, o programa já apoiou cerca de 13 mil alunos do 2.º e 3.º ciclo.
"Cerca de dois mil destes estudantes passaram de alunos que iam chumbar para alunos que passaram de ano", contou à Lusa Diogo Simões Pereira, diretor-geral da EPIS.
Desde o início do programa, milhares de alunos foram acompanhados por uma equipa de mais de uma centena de mediadores.
Apesar do "grande sucesso" do programa, Diogo Simões Pereira defende que o apoio "só faz sentido se tiver uma base nacional" e, para conseguir chegar a mais escolas, é preciso mais apoio financeiro.
Já no próximo ano, revelou, o programa "será alargado à Madeira e aos Açores", mas, mesmo assim, Diogo Simões Pereira continua a considerar que "a percentagem de alunos apoiada é relativamente baixa".
A EPIS estima que estejam a ser apoiados neste momento "menos de cinco por cento dos que precisariam".
Hoje de manhã, as empresas e entidades que estão envolvidas neste projeto estiveram reunidas em Lisboa para avaliar os programas em curso e identificar novas áreas de atuação.

In: DN por indicação de Livresco

Sem comentários: