sexta-feira, 29 de março de 2013

Workshop ensina a criar ilustrações táteis

Mais uma vez, o Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) vai investir na promoção da "cidadania consciente, plena e inclusiva", dedicando o próximo dia 6 de abril à realização de um workshop sobre ilustrações táteis no âmbito do 2º Ciclo de Workshops Inclusivos "Saber Mais".
O objetivo deste ciclo de workshops, uma ação promovida pelo IPL(+)INCLUSIVO, pretende, por via de exercícios práticos orientados por profissionais das diversas áreas abordadas, introduzir técnicas inclusivas de comunicação em diversos contextos, assim como promover a interação entre pessoas com e sem incapacidades específicas. 
O workshop "Criação de Ilustrações Táteis", que tem um custo de inscrição de 20€, vai decorrer na Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR) do IP Leiria entre as 9.30h e as 12.30h e será orientado pelo professor Nuno Fragata, mestre em Artes Plásticas e com formação em Design e em Tecnologias Gráficas.
Esta sessão de aprendizagem, que se destina a pessoas com ou sem incapacidades, irá dar aos participantes "as bases para a criação de ilustrações com recurso à aglomeração de materiais e para a impressão com técnicas da oficina de gravura para obter imagens táteis 'legíveis' para pessoas com cegueira ou baixa visão".
De acordo com Josélia Neves, mentora do projeto IPL(+)INCLUSIVO, "o objetivo principal destas ações é despertar nas pessoas em geral, e nos profissionais que atuam na definição de plataformas online em particular, a consciência e a sensibilidade de que é necessário criar materiais inclusivos".
Segundo a responsável, esta criação deve ter em conta "que há pessoas diferentes que também têm de ter acesso àquele suporte ou àquela informação", pelo que é importante dotar os cidadãos e profissionais "de ferramentas para pôr em prática essa mesma missão, neste caso desenvolvendo conteúdos que possam ser acedidos e entendidos por pessoas com dificuldades visuais".
O workshop é aberto a todos os interessados, quer sejam profissionais ou estudantes, com ou sem experiência no desenvolvimento de websites e a inscrição pode ser efetuada através DESTE link. 
Clique AQUI para conhecer o programa completo de workshops.

Sem comentários: