quinta-feira, 7 de março de 2013

Cada vez mais pais abandonam filhos para emigrar

A emigração em Portugal não só está a aumentar como está a provocar o aumento dos casos de pais que abandonam os seus filhos, em muitos casos menores, rumo ao estrangeiro para procurarem melhores condições de vida e trabalho. A Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco estima que os casos de abandono rondem o meio milhar (...).
“A emigração está a aumentar e com isso o número de crianças deixadas em Portugal também vai aumentar porque os pais não têm dinheiro para levar os filhos”, avisa João Santiago, procurador do Ministério Público (...).
O magistrado judicial António Fialho partilha a mesma opinião, sublinhando porém que “há situações” que não o chocam como no caso, denunciado ontem (quarta-feira) (...), de duas irmãs de Sintra que foram deixadas ao cuidado de um vizinho porque a mãe partiu para Espanha.
Números da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco mostram que trata-se de um fenómeno em crescimento. Em 2010, registaram-se 441 casos de crianças entregues a si próprias e, em 2011, o número subiu para 509 novos processos.

Sem comentários: