O Ministério da Educação e Ciência apresentou às sociedades científicas, associações profissionais de professores e consultores das áreas em causa, assim como ao Conselho de Escolas, Conselho Nacional de Educação e editoras, as propostas de Metas Curriculares do Ensino Básico para as disciplinas de História e Geografia de Portugal e Ciências Naturais, do 2.º ciclo; e de História, Geografia, Ciências Naturais e Físico-Química, do 3.º ciclo.
Tal como se procedeu no ano passado noutras disciplinas, as propostas são submetidas a partir de hoje a consulta pública.
Com as metas agora apresentadas, o MEC dá continuidade ao trabalho iniciado no ano passado no âmbito da Revisão da Estrutura Curricular, onde estas disciplinas foram alvo de uma nova organização ou de reforço horário.
Na elaboração destas propostas, foram considerados vários fatores: boas práticas de ensino, experiência dos professores da área, estudos científicos e metas que têm sido estabelecidas em países com práticas de ensino de referência.
Houve a preocupação de formular metas claras, definindo os objetivos de modo tão preciso quanto possível. As metas referem a aprendizagem essencial a realizar pelos alunos em cada uma das disciplinas, por anos de escolaridade, realçando o que deve ser objeto prioritário de ensino. Estabeleceu-se que deveriam identificar os desempenhos que traduzem os conhecimentos a adquirir e as capacidades que se querem ver desenvolvidas, em cada etapa, respeitando a ordem de progressão da sua aquisição.
Serão, por isso, uma referência fundamental para o desenvolvimento das atividades letivas, um apoio à planificação e organização do trabalho, uma ajuda na escolha das estratégias e metodologias a seguir pelo professor. Têm, também, um papel importante para os encarregados de educação pois são uma referência no acompanhamento da aprendizagem realizada pelos seus educandos. São ainda um referencial para a avaliação interna e externa, com especial relevância para as provas finais e exames elaborados pelo GAVE.
As propostas de Metas Curriculares para estas disciplinas estarão a partir de hoje disponíveis na página da internet do Ministério da Educação e Ciência e ficam em consulta pública até ao dia 25 de março. Os contributos deverão ser enviados para o endereço de e-mail: metas.curriculares@mec.gov.pt. No início de abril será divulgada a versão final destes documentos, com a integração dos contributos entretanto recebidos, depois de uma análise rigorosa por parte de cada um dos respetivos grupos de trabalho.
Sendo uma referência da aprendizagem essencial a realizar pelos alunos em cada uma destas disciplinas, por ano de escolaridade, no ano letivo de 2013/2014 as novas metas serão fortemente recomendadas. A partir do ano letivo 2014/2015 serão um documento normativo de utilização obrigatória.
O Ministério da Educação e Ciência está empenhado nas novas metas curriculares e está ciente da sua importância, em articulação com a Revisão da Estrutura Curricular. Estas metas são uma peça importante na organização do ensino, na clarificação dos seus objetivos curriculares e na introdução de práticas mais exigentes e claras, que conduzam a uma melhor qualificação real dos jovens. Esta equipa ministerial tem tido também a preocupação de abrir o debate nestas questões determinantes para o futuro da educação. Os contributos críticos e sugestões dos professores, das sociedades científicas e de outras instituições são fundamentais para poderemos alcançar metas e objetivos gerais participados, que por isso contribuam para um sistema educativo mais eficiente, com o empenho dos professores, pais e de todos os atores do sistema educativo.
In: MEC
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