terça-feira, 17 de abril de 2012

Workshop "SGS II - Escala de Avaliação das Competências no Desenvolvimento Infantil"

19 Maio 2012 (sábado) - Lisboa (Parque das Nações)

A SGS II – ESCALA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL II (Schedule of Growing Skills II) é um instrumento de rastreio do desenvolvimento das crianças dos 0 aos 5 anos, concebido para ser utilizado por todos os profissionais ligados à promoção da saúde infantil.

Baseada nas sequências do STYCAR de Mary Sheridan, a SGS II reúne os critérios científicos de validade e fidelidade, clínica e científica, exigidos a um instrumento deste tipo. Adicionalmente, apresenta algumas vantagens, quando comparada com outras ferramentas de avaliação no desenvolvimento, designadamente:
Rapidez – a avaliação de uma criança utilizando a SGS II tem uma duração média de 20-25 minutos.
Simplicidade – os itens das diferentes escalas que compõem a SGS II são simples de aplicar e os resultados são de fácil interpretação, quer para os profissionais, quer para os pais das crianças avaliadas.

Adicionalmente, esta edição da SGS II apresenta instruções de aplicação bastante detalhadas e são utilizados materiais de estímulo bastante atrativos para as crianças.
Validade – os estudos de validade que correlacionaram a Escala de Desenvolvimento de Griffiths e a SGS II apresentam coeficientes que variam entre .52 e .96. Estes resultados confirmam que a SGS II constitui uma alternativa bastante válida àquele instrumento, quando se trata de fazer uma avaliação inicial do estado de desenvolvimento da criança.
Tradução Oficial – a versão portuguesa, cujos direitos de comercialização são detidos pela CEGOC, é uma tradução oficial devidamente aprovada pelo editor da prova. A sua utilização permite, não só uma utilização uniforme da prova nas diferentes áreas profissionais ligadas à avaliação do desenvolvimento, como também a partilha de informações entre especialidades.

Objectivo
- Desenvolver competências na aplicação, cotação e interpretação da SGS-II.

Itinerário Pedagógico
1. Apresentação da SGS-II
- Estrutura da Escala
- Materiais
- Áreas de competências
- Utilizações
2. Aplicação da SGS-II
- Condições físicas
- Aspetos a ter em consideração na aplicação dos itens
3. Folha de Registo
Preenchimento e cotação das áreas de competências:
. Controlo Postural Passivo
. Controlo Postural Ativo
. Locomoção
. Manipulação
. Visão
. Audição e Linguagem
. Fala e Linguagem
. Interação Social
. Autonomia Pessoal
4. Folha de Perfil
- Transferência dos dados para a Folha de Perfil
- Interpretação dos resultados

Métodos Pedagógicos
- Exposição teórico-prática
- Apresentação de casos e treino no registo e cotação dos itens

Coordenação Pedagógica
Dra. Magda Machado - Psicóloga
Area Manager – Testes Psicológicos da CEGOC-TEA.

Destinatários
- Técnicos das Equipas de Intervenção Precoce: psicólogos, educadores, terapeutas;
- Médicos de Família e Enfermeiros dos Centros de Saúde e Unidades de Saúde Familiares;
- Outros profissionais com formação académica e/ou experiência profissional na área do desenvolvimento infantil.

Local: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Parque das Nações)

Nº de Vagas - 35 (Admissão por Ordem de Chegada das Fichas de Inscrição)

Horário: 10 às 17 horas

Preço de Inscrição : Até 11/05/2012 - € 75 ; Após 11/05/2012 - € 100 

Secretariado
Oficina Didáctica
Rua D. João V, nº 6-B (ao Rato)
1250-090 Lisboa
Tel.: 213 872 458 - Email: info@oficinadidactica.pt

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