sábado, 13 de agosto de 2022

Ministério da Educação está a alterar habilitações exigidas para dar aulas

As habilitações necessárias para dar aulas estão a ser alteradas para permitir alargar o leque de potenciais candidatos aptos a ensinar, anunciou esta sexta-feira o ministro da Educação.

"Estamos a ultimar uma alteração ao despacho para habilitações para a docência que vai permitir alterar e alargar o leque de candidatos para a docência", anunciou hoje João Costa, durante uma conferência de imprensa destinada a fazer um balanço das listas de colocação dos professores, divulgadas esta sexta-feira.

As alterações ao diploma estão a ser preparadas e serão "publicadas brevemente", faltando apenas realizar "algumas consultas", disse.

De acordo com o ministro, em vez de se associar a habilitação própria para a docência às listas de licenciaturas "olha-se para o percurso formativo dos candidatos", tendo em conta as disciplinas realizadas no ensino superior em determinadas áreas.

João Costa deu como exemplo a Informática, que este ano é a disciplina com mais falta de professores: "Há muitas formações de Engenharia Informática em que os jovens estudantes obtêm uma componente científica bastante robusta na área das Ciências da Computação, na área da Informática, e desligando-nos apenas da Engenharia Informática conseguimos alargar o leque que podem ser contratados para essas disciplina".

A ideia é que as alterações ao diploma entrem em vigor "ainda durante o mês de setembro" e que "durante o 1.º período todas as contratações de escolas que vão ser feitas possam ser abrangidas por este despacho". (...)

Fonte: DN

Sem comentários: