sábado, 6 de agosto de 2022

Pessoas com dislexia têm 'habilidades aprimoradas', diz este estudo do Reino Unido

A dislexia está ligada a habilidades em áreas como descoberta, invenção e criatividade. Essas habilidades são vitais para ajudar os humanos a se adaptarem a ambientes em mudança.
  • A dislexia deve ser redefinida como uma força e não como uma deficiência, sugerem pesquisadores da Universidade de Cambridge.
  • A condição neurológica está ligada a “habilidades aprimoradas” em áreas como descoberta, invenção e criatividade.
  • Essas habilidades são vitais para ajudar os humanos a se adaptarem a ambientes em mudança, dizem os pesquisadores.
A dislexia é tipicamente descrita como um distúrbio cerebral ou dificuldade de aprendizagem. Mas uma nova pesquisa sugere que a dislexia é de fato uma ferramenta vital que ajudou a humanidade a se adaptar.

" A visão da dislexia centrada no déficit não está contando toda a história", disse Helen Taylor, da Universidade de Cambridge, que liderou o estudo.

O que é dislexia?

A dislexia é uma condição neurológica causada pelo cérebro sendo conectado de uma maneira diferente, diz a International Dyslexia Association , uma instituição de caridade com sede nos Estados Unidos.

No Reino Unido, o Serviço Nacional de Saúde descreve a dislexia como uma “dificuldade comum de aprendizagem que causa principalmente problemas de leitura, escrita e ortografia”.

Acredita-se que a dislexia afete uma grande proporção da população – até 20% . Tem ligações genéticas claras e pode ser herdado de um dos pais .

O que diz a nova pesquisa sobre dislexia?

Na revista Frontiers in Psychology , pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, argumentam que a dislexia não deve ser enquadrada como um transtorno.

Eles descobriram que as pessoas com dislexia realmente têm “habilidades aprimoradas” em certas áreas, incluindo descoberta, invenção e criatividade.

“Precisamos urgentemente começar a nutrir essa maneira de pensar para permitir que a humanidade continue a se adaptar e resolver os principais desafios”, disse o principal autor, Taylor.

Quais foram as descobertas?

Os pesquisadores concluíram que as pessoas com dislexia são especialistas em exploração e curiosidade. Esse 'viés exploratório', como eles o descrevem, desempenha um “papel crucial” na sobrevivência humana, ajudando-nos a nos adaptar a ambientes em mudança.

A inventividade e o pensamento geral e de longo prazo estão entre as habilidades e pontos fortes ligados a esses comportamentos exploratórios.

Os pesquisadores ligam a dislexia à evolução humana ao longo de centenas de milhares de anos , onde os humanos – e nossos cérebros – tiveram que se adaptar a mudanças constantes, em vez de um ambiente fixo.


O que dizem outras pesquisas sobre dislexia?

Um movimento crescente e um corpo de pesquisa apoiam a redefinição da dislexia como uma força e não uma fraqueza.

The Value of Dyslexia , um relatório da empresa de serviços profissionais EY e Made by Dyslexia, uma instituição de caridade que está redefinindo a dislexia, argumenta que os pontos fortes disléxicos podem ajudar os empregadores a navegar no mundo do trabalho em mudança.

As pessoas disléxicas podem mostrar desempenho 'forte', 'muito forte' e 'excepcional' em uma variedade de “habilidades cognitivas, habilidades de sistema, habilidades de resolução de problemas complexos, habilidades de conteúdo, habilidades de processo e habilidades técnicas”, dizem os autores.


Há evidências de ligações entre dislexia e criatividade, empreendedorismo e realização no esporte, destacadas na revista Psychology Today pelo acadêmico neurodivergente Robert Chapman.

Nos EUA, o Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics pesquisou habilidades científicas em pessoas com dislexia.

Astrofísicos profissionais com e sem dislexia foram testados quanto à sua capacidade de identificar uma característica particular em um buraco negro.

“Os cientistas com dislexia … eram melhores em distinguir os buracos negros do ruído, uma vantagem útil em suas carreiras”, disse o astrofísico disléxico Matthew H Schneps em um artigo para a revista Scientific American .

Quais pessoas conhecidas têm dislexia?

A instituição de caridade britânica para dislexia Helen Arkell lista uma série de disléxicos famosos do passado e do presente, incluindo o físico Albert Einstein, os artistas Leonardo da Vinci e Pablo Picasso, o diretor de cinema Steven Spielberg e John Lennon.

Três presidentes americanos também eram considerados disléxicos – John F Kennedy, George Washington e George W Bush.

Os atores Orlando Bloom e Keira Knightley e o empresário Sir Richard Branson estão entre uma série de pessoas altamente bem-sucedidas com dislexia retratadas no seguinte filme da instituição de caridade Made By Dyslexia.

Victoria Masterson, escritora sênior , conteúdo formativo

O artigo foi publicado originalmente no Fórum Econômico Mundial.

Fonte: The Print por indicação de Livresco

Sem comentários: