Problemas de saúde mental como a esquizofrenia ou a depressão podem ser detetados anos antes de se manifestarem. A resposta está na análise à estrutura do cérebro ainda durante a fase de adolescência, segundo um estudo da University of Cambridge e da University College of London.
Uma investigação concluiu que os cérebros dos jovens podem revelar se os indivíduos irão desenvolver problemas de saúde mental no futuro. O estudo envolveu cerca de 300 jovens com idades entre os 14 e os 24 anos.
"A adolescência pode ser um período de transição difícil e é quando tipicamente se veem os primeiros sinais de problemas de saúde mental", disse Ed Bullimore, chefe de psiquiatria na Universidade de Cambridge,(...).
A explicação está no facto de "durante os anos de adolescência, as regiões do cérebro que se desenvolvem mais depressa serem as que estão mais ligadas aos genes relacionados com o risco de doenças como a esquizofrenia", explica o médico. É nesta altura de transformação que se refinam os detalhes do cérebro.
Os investigadores concluíram que uma análise detalhada destas regiões particulares do cérebro pode revelar a futura incidência de problemas de saúde mental e ajudar a combatê-las mais precocemente.
Portugal apresenta uma das mais elevadas prevalências de perturbações mentais, sendo que o consumo de antidepressivos é superior à média da União Europeia em cerca de 4%.
Fonte: TSF por indicação de Livresco
Sem comentários:
Enviar um comentário