quarta-feira, 6 de maio de 2015

Recursos visuais podem ser aliados no processo de aprendizagem

Já parou para pensar no impacto que o design pode ter na sua aprendizagem? Ao contrário do que muitos pensam, a forma como o conteúdo é apresentado ao cérebro é determinante para a sua compreensão e é aí que os recursos visuais se mostram grandes ferramentas da educação.

Os dados comprovam: 90% da informação transmitida ao cérebro é visual. Para captar todo esse fluxo é necessário cerca de 50% da capacidade cerebral. Não é à toa que imagens são processadas 60 mil vezes mais rápido que os textos.

No entanto, existem truques para aplicar corretamenteestas funções e melhorar o seu aproveitamento. Ilustrações coloridas, por exemplo, retêm a atenção do observador durante 2 segundos, enquanto que o estilo preto e branco a prende por apenas 2/3 de segundo.

Desta forma é importante recorrer a recursos audiovisuais atrativos e bonitos, que sirvam de exemplo e que ajudem a simplificar ideias complexas, ajudando assim a fixar o conhecimento. Lembre-se também que imagens que não estejam bem relacionadas com o conteúdo apresentado, nem tenham uma relação exata com o texto, têm o efeito oposto ao pretendido e atrapalham a aprendizagem.


Fonte: Universia Portugal por indicação de Livresco

Sem comentários: