quinta-feira, 28 de maio de 2015

Lente biónica dá visão três vezes melhor que a normal

Um optometrista americano, Garth Webb, afirma ter criado uma lente que, quando implantada num olho, faz com que a visão fique "três vezes melhor que 20/20 [parâmetro associado à visão normal]" para sempre. "Se mal consegues ver um relógio a 3 metros, quando tiveres as lentes biónicas podes ver o relógio bem a 9 metros de distância", disse Webb à agência Canadian Press.

A lente biónica Ocumetics é inserida dentro do olho, numa operação semelhante à que se executa às cataratas, durante um procedimento indolor que apenas demora 8 minutos. A lente é dobrada em forma de taco e inserida no olho com uma seringa.

Webb é o director da empresa Ocumetics Technology Corp e passou oito anos a investigar, tendo gastado 3 milhões de dólares para chegar ao produto que segundo ele, pode matar os óculos e as lentes de contacto.

O optometrista não revela como é que a tecnologia funciona, mas diz que os seus efeitos não se deterioram com o tempo. A única limitação é que só podem ser implantadas em pessoas com mais de 25 anos, porque até essa idade os olhos ainda estão em desenvolvimento.

Agora vai começar a fase de testes clínicos em animais e depois em humanos cegos. As primeiras lentes biónicas poderão chegar ao mercado em 2017.
 
Fonte: Sábado por indicação de Livresco

Sem comentários: