sexta-feira, 15 de maio de 2015

Percorre o país para superar barreiras físicas e mentais

Jorge Pereira, presidente da associação Mobilitas, que ficou tetraplégico na sequência de um grave acidente, vai realizar uma travessia de Portugal continental em bicicleta adaptada. A jornada irá realizar-se sob o mote «Portugal sem barreiras» e a partida está marcada para o próximo dia 23 de maio (sábado), às 09h30, na Praça da Liberdade, em Viana do Castelo. 

O português terminará a sua travessia em Faro e vai percorrer um total de 1200 quilómetros, passando também pelo Porto, Aveiro, Viseu, Serra da Estrela, Lousã, Fátima, Lisboa e Sesimbra. Com esta iniciativa, Jorge Pereira pretende «divulgar a associação Mobilitas e sensibilizar para os desafios que a população com mobilidade reduzida enfrenta», lê-se numa nota divulgada online. 

Além disso, os vários responsáveis pelos municípios dos pontos de passagem «foram convidados a apresentarem soluções e projetos direcionados para a população com mobilidade reduzida». A viagem será ainda uma forma de sensibilizar a comunidade para a autonomia, força de vontade e capacidade de superação de barreiras físicas e mentais, bom como alertar para os desafios com que a população com mobilidade reduzida se depara no dia a dia. 

A Mobilitas é uma associação sem fins lucrativos e tem como objetivo impulsionar a inclusão de cidadãos com mobilidade reduzida, sobretudo através do desporto. Entretanto, esta iniciativa já conseguiu a atenção da ONG Mundo a Sorrir, que se associará ao desafio.

Fonte: Fátima Missionária por indicação de Livresco

Sem comentários: