sexta-feira, 1 de maio de 2015

ASSOCIAÇÃO DE APOIO OS DEFICIENTES NASCE EM CELORICO DE BASTO

Com o intuito de apoiar “pessoas especiais” nasceu em Celorico de Basto a Associação “Amar e Partilhar 21” fundada por um grupo de amigos todos eles, de alguma forma, habituados a conviver com pessoas portadoras de deficiência.

A Câmara Municipal de Celorico de Basto na pessoa do presidente da autarquia, Joaquim Mota e Silva, apoia o projeto e reforça a necessidade de desenvolver mecanismos cada vez mais sólidos e concertados que respondam às necessidades das pessoas portadoras de deficiência. “Estas instituições são muito importantes para apoiar, valorizar e integrar as pessoas portadoras de deficiência na sociedade. Uma sociedade, muitas vezes, incapaz de responder por si só, às necessidades inerentes às pessoas especiais. Para que este trabalho seja bem executado contará com o apoio imprescindível de voluntários, técnicos especializados de diferentes áreas de intervenção, que minimizarão algumas das dificuldades sentidas pelas pessoas portadoras de deficiência”, disse.

Objetivamente esta associação de apoio a Pessoas Especiais, sem fins lucrativos e única no concelho, pretende promover a integração sensibilizando a população para a inclusão das pessoas com deficiência. Criar atividades educativas, culturais, sociais e desportivas de modo a permitir a interação destas pessoas com a sociedade em geral e prestar apoio nas mais diversas áreas.

“As pessoas especiais contarão connosco para as ajudar a ter melhor qualidade de vida. Iremos promover o apoio ao estudo, fisioterapia, psicologia, terapia da fala, terapia ocupacional, ginástica, música e muito mais. Pretendemos sobretudo, que a comunidade se una e, em uníssono, crie as melhores condições para apoiar efetivamente, as pessoas especiais”, referiu Paulo Silva, presidente da Associação.

Para que as atividades decorram em conformidade, esta associação conta com o apoio da Câmara Municipal, do Agrupamento de Escolas, dos voluntários que se queiram associar, dos sócios e da comunidade em geral.

Genericamente as atividades de “Amar e Partilhar 21” terão lugar no Centro Escolar da Vila de Celorico de Basto, aos sábados, com a participação possível mediante inscrição.

Fonte: BLOGUE DO MINHO por indicação de Livresco

Sem comentários: