sábado, 9 de maio de 2015

Estimular a inclusão através do desporto

O Comité Paralímpico de Portugal (CPP) organiza em Almada a edição de 2015 do Dia Paralímpico. Um evento de demonstração e experimentação de modalidades paralímpicas e surdolímpicas que pretende afirmar o movimento paralímpico e estimular a inclusão através do desporto.
Esta edição, tal como as que a antecederam, irá contar com três iniciativas distintas: ação de formação, colóquio e atividades desportivas.
A ação de formação “Modalidades Paralímpicas em Contexto Escolar” realiza-se a 20 de maio, no Complexo Municipal dos Desportos “Cidade de Almada”, entre as 14h30 e as 18h00. Dirigida a professores de todos os graus de ensino, alunos do ensino superior e secundário, técnicos autárquicos e de instituições de apoio à deficiência, pretende fornecer aos participantes, em algumas modalidades, técnicas simplificadas, de fácil aplicação em contexto escolar. 
O dia 21 de maio recebe o Colóquio “O Movimento Paralímpico”. O auditório do Fórum Municipal Romeu Correia será o palco, a partir das 14h30, do debate sobre a realidade do desporto para pessoas com deficiência. Será a oportunidade de conhecer alguns trabalhos académicos, exemplos de boas práticas desportivas e ouvir em primeira mão os testemunhos de atletas e treinadores sobre a sua experiência pessoal. 
23 de maio, é o dia para a experimentação de modalidades paralímpicas e surdolímpicas. Com as iniciativas centradas no Complexo Municipal dos Desportos “Cidade de Almada” e no Parque da Paz, serão quase 20 as modalidades disponíveis para exibição ou para os mais ousados experimentarem. 
A iniciativa terá a sua abertura às 09h30 no Parque da Paz com a “Marcha e Corrida Família Paralímpica” uma iniciativa que contará com a presença de dezenas de atletas profissionais, atletas de fim-de-semana ou curiosos que se juntam para correr ou caminhar, em sinal de apoio aos atletas paralímpicos e surdolímpicos nacionais.
As iniciativas continuam depois nas zonas exteriores e interiores do Complexo Municipal dos Desportos “Cidade de Almada” onde poderá desfrutar de algumas modalidades paralímpicas, nomeadamente andebol em cadeira de rodas, basquetebol em cadeira de rodas, boccia, ciclismo, esgrima, goalball, golfe, judo, karaté, lutas amadoras, natação, orientação, taekwondo, ténis, ténis de mêsa, tiro e voleibol sentado.
Este ano, deixamos-lhe ainda um desafio! Junte os seus amigos e venha experimentar algumas modalidades paralímpicas e surdolímpicas. A participação é livre por isso junte-se a nós!

Fonte: Rostos por indicação de Livresco

Sem comentários: