quinta-feira, 24 de abril de 2014

Município de Braga assinala Dia Nacional da Educação de Surdos

Em contexto de celebração do Dia Nacional da Educação de Surdos, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio e a vereadora da Educação, Lídia Dias, receberam a visita de cerca de 70 alunos da Escola de Referência de Educação Bilingue de Alunos Surdos do agrupamento de escolas D. Maria II, de Braga.

Com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as necessidades específicas destes alunos, numa educação para a cidadania, a visita teve ainda como objetivo permitir que os visitantes dessem a conhecer à Câmara de Braga o que é a educação de surdos e quais as maiores dificuldades que os portadores de deficiência auditiva enfrentam no seu dia-a-dia, dentro e fora da escola.

Desde a instalação, nas escolas, de campainhas luminosas, que alertem para o toque de chamada, passando pelo apoio à terapia da fala intérprete, ou ainda pela contratação de mais docentes especializados neste nicho de ensino.

Os alunos da Escola de Referência de Educação Bilingue de Alunos Surdos do agrupamento de escolas D. Maria II sugeriram a Ricardo Rio algumas "melhorias" nos serviços municipais, como é o caso do ensino da linguagem gestual aos funcionários municipais, a implementação de igualdade na informação difundida pelos diversos canais municipais, nomeadamente através de intérpretes, entre outros.

Ricardo Rio garantiu que, já aquando da abertura do Balcão Único Municipal, a abrir em breve, este serviço já deverá "dar respostas às necessidades para surdos e garantir a presença de profissionais especializados".

"Naturalmente que os cidadãos portadores de surdez merecem uma atenção especial, adequada às suas necessidades. Tudo faremos para que todos em Braga sejam tratados como cidadãos de primeira, para que sejam parte integrante desta nova Cidade que estamos a construir", concluiu o Autarca.

In: Braga TV por indicação de Livresco

Sem comentários: