terça-feira, 1 de abril de 2014

«A infância não se repete, fica para sempre»

A Associação Caminhos da Infância vai apresentar esta terça-feira uma campanha de sensibilização sobre os maus tratos a crianças intitulada ‘A infância não se repete, fica para sempre’.

“Trazer o tema do abuso parental para a reflexão da sociedade civil e acabar a médio e longo prazo a incidência e prevalência de mau trato e negligência em Portugal é o objetivo desta ação com início imediato”, refere um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

A campanha desenvolvida por iniciativa da Associação Caminhos da Infância, núcleo Inaciano de Proteção da Infância e do Centro de Investigação e Intervenção Social do ISCTE-IUL, conta também com a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa e do comité português da UNICEF e pretende ser “o início de uma resposta à persistência dos maus tratos a crianças, que continua a ser muito significativa e afeta de uma forma transversal a população portuguesa”.

“A campanha pretende principalmente abarcar casos menos discutidos, mas com maior expressão estatística, como os da negligência parental que resulta da investigação recente a urgência de promover o bem- estar, a boa disposição e tempo de qualidade passado com os filhos como condicionante da auto-estima e da satisfação pessoal na vida futura da criança, valores estes que são muitas vezes negligenciados ou deixados para segundo plano perante a atribulação diária dos pais ou talvez por não serem tão visíveis no seu impacto”, explica a nota enviada à Agência ECCLESIA.

A campanha pretende apelar “a uma maior atenção e disponibilidade dos pais para a utilização de métodos de educação dos filhos sem recurso à violência à disponibilidade e dedicação dos pais, que devem prover amor, atenção e estímulo todos os dias aos seus filhos”.

A ação de sensibilização da Associação Caminhos da Infância, a divulgar através da rede de cartazes da Câmara Municipal de Lisboa, vai ser oficialmente apresentada amanhã, dia 1 de abril e integra-se no Mês Internacional da Prevenção do Mau Trato na Infância.
In: Agência Ecclesia por indicação de Livresco

Sem comentários: