quinta-feira, 3 de abril de 2014

Governo quer mais 24 vagas para acolhimento de crianças e jovens

O ministro Mota Soares anunciou hoje a intenção de criar este ano mais 24 vagas nas instituições e em famílias de acolhimento de crianças e jovens em risco.

Pedro Mota Soares sublinhou que criaram-se 58 vagas em 2013, ano em que foi feito «um reforço da dotação orçamental de 10 milhões de euros relativamente às estruturas», e revelou que é necessário «dar novas respostas» no decorrer de 2014.

Depois de entregar à presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, o relatório CASA, que caracteriza a situação das crianças e jovens em acolhimento, o governante vincou que a aposta terá de ser «preventiva», para que, frisou, haja «capacidade de resposta».

O ministro salientou que os dados do relatório CASA relativo a 2013 demonstram que «este trabalho começa a dar frutos» e assinalou a «opção política do Governo em privilegiar a manutenção de crianças e jovens em seio familiar e em instituições, com um projeto de vida e uma autonomização própria».

Mota Soares ressalvou ainda que crianças e jovens em risco «passaram menos tempo em instituições», o que possibilitou «trabalhar melhor com essas instituições o projeto de vida, com autonomização».

O ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social disse ainda que será reforçada «a formação e qualificação de todos os técnicos das instituições», anunciando 200 ações de formação para os 4.000 técnicos.
In: TSF por indicação de Livresco



Sem comentários: