quinta-feira, 3 de abril de 2014

Autismo: «Quando o chão foge debaixo dos pés...»

São pais que sabem o que passaram quando os filhos foram diagnosticados com autismo e por isso querem ajudar quem está a viver o mesmo.


Fazem parte da associação que vai lançar um guia com as ajudas que consideram necessárias para os pais depois do diagnóstico.

Sara Martins ainda recorda esse momento, o do diagóstico. «É um momento em que nos cai tudo em cima e em que nos sai tudo debaixo dos pés. Ficamos numa situação que é muito difícil descrever».

Esta mãe, uma das autoras do Guia, diz que nem sempre os médicos transmitem a noticia da melhor forma. «A comunidade médica ainda não percebeu que este é um momento crucial de uma família. O anúncio da deficiência não deve limitar-se ao 'boa tarde, até à próxima'. É preciso dizer alguma coisa, uma mensagem de que vai ser uma vida diferente, mas vale a pena vivê-la».

O Guia é o que estes pais querem deixar aos que tomam agora contacto com esta perturbação porque sabem que tudo é mais fácil com apoios e «sem estarmos sozinhos», lembra Sara Martins, lembrando que a ajuda não deve acontecer apenas no imediato.

Neste Dia Mundial da Consciencialização do Autismo estes pais querem deixar várias mensagens, esta é uma delas: «Se conseguirmos que as pessoas aceitem a diferença do autismo, conseguimos trabalhar a inclusão delas nas escolas, no restaurante, no supermercado e não sermos encarados como os pais que não sabem educar os meninos, que era melhor que ficassem em casa».

Estes pais que agora lançam o guia querem poder contar com a ajuda uns dos outros mas também com uma sociedade mais disponível para aceitar a diferença.

O livro "Perturbação do Espectro do Autismo: E agora?" é lançado no próximo sábado. É uma forma dos pais da associação Dar Resposta marcarem a semana em que se assinala o dia mundial da consciencialização do autismo.

Notícia com áudio.
In: TSF por indicação de Livresco

Sem comentários: