quinta-feira, 10 de abril de 2014

Ação de Formação- Adequação do Processo Ensino-aprendizagem a alunos com NEE"- Sacavém

A Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial vai realizar a ação de formação "Adequações do processo ensino-aprendizagem aos alunos com Necessidades Educativas Especiais",  acreditada pelo CCPFC com 1 crédito (25 horas).
A referida ação iniciar-se-á no dia 14 de maio, na Escola Secundária de Sacavém, e tem um custo de 30€ para sócios da PIN-ANDEE e de 50€ para não sócios. 

As inscrições devem ser feitas através do link:

As inscrições serão aceites pela ordem de chegada.
Destinatários/relevância: Para os efeitos previstos no artigo 5º e no n.º 3 do artigo 14º do Regime Jurídico de Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. 

Nº créditos: 1 (25 horas) 

Objetivos:
- Refletir sobre as suas práticas no sentido de poder haver mudanças que permitam diferenciar e organizar o trabalho dos alunos para garantir a qualidade e o sucesso da aprendizagem bem-sucedida de cada um;
- Criar uma cultura de escola, que favoreça as práticas de adequação do processo de ensino aprendizagem às especificidades dos alunos com NEE; 
- Elaborar instrumentos de avaliação, de registo e de operacionalização dos mesmos pelos docentes 
- Dinamizar e implementar estratégias de diferenciação curricular na adequação do processo de ensino aprendizagem 
- Produzir alteração ao nível das práticas docentes; 
- Fomentar o desenvolvimento profissional dos docentes enquanto agentes educativos; 
- Promover o debate de ideias entre os participantes no sentido de consolidar ideias; 
- Elaborar uma reflexão escrita que traduza o trabalho e o conhecimento teórico/prático produzido nas sessões presenciais e não presenciais. 


Conteúdos: 
 1-Enquadramento Legislativo e conceptual da Educação Especial e da Educação Inclusiva – 3 horas 
2-Conceito de alunos com NEE e com NEE de carácter permanente - 1 horas 
3-Adequação ao processo de ensino – aprendizagem aos alunos com NEECP – 9 horas 
3.1- Apoio pedagógico personalizado 
3.2 - Adequações curriculares 
3.3 - Condições especiais de avaliação 
3.4 - Currículo específico individual 
3.5 - Plano individual de transição 
4-Organização da intervenção educativa para alunos com NEE – 12 horas 
4.1-Plano de Intervenção 
4.2- Estrutura e Desenho de um Currículo Específico individual 
4.3- Estrutura e Desenho de um Plano individual de Transição 

 Formador: Ana Rosa Trindade

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