sexta-feira, 7 de junho de 2013

Segurança Social torna-se 'coveira' de empresa de deficientes

A Deficiprodut, criada em 1995 e cuja maioria dos trabalhadores, incluindo o patrão, sofre de algum tipo de deficiência física ou mental, está em falência. Contra todos os restantes credores, (...) a Segurança Social foi o único que não aceitou o plano de recuperação da empresa, que foi, em 2009, homenageada pelo Presidente da República, Cavaco Silva.

Há quase uma década foi confeccionado o primeiro artigo da Deficiprodut: um porta-chaves em couro com a imagem (que viria a ser o logótipo da empresa) de uma pessoa deficiente numa cadeira de rodas. Daí em diante, a Deficiprodut, de Ovar, dedicou-se à produção de outros pequenos objectos em pele para uso quotidiano, chegando a empregar mais de 40 pessoas, todas com algum tipo de deficiência física ou mental, e a facturar quase um milhão de euros.(...)

“Tivemos de reformular a empresa e despedir metade dos trabalhadores, somos atualmente 13, pelo que agora, caso o plano fosse aprovado, estaríamos em condições de começar a cumprir com os credores”, mas porque a Segurança Social, dona dos cerca de 600 mil euros de créditos reconhecidos em sede de Processo Especial de Revitalização (PER), condicionou a sua aprovação, o destino é “a insolvência, a liquidação, a falência, não há outra solução. São 17 perdidos”, lamenta Aristides Santos (...).

Ainda assim, a principal preocupação do fundador da Deficiprodut são os seus trabalhadores. Que vão agora “para o desemprego”. Pô-los “a trabalhar outra vez” ou “então ensiná-los a garantir dinheiro” é o seu atual objetivo.

“Sempre fui contra os donativos. Quem quer vencer tem que trabalhar. Por isso, se alguém quiser investir em nós, acreditar em mancos, pode ter a certeza que nunca iremos deixar o investidor ficar mal”, assegura Aristides Santos.

1 comentário:

Anónimo disse...

esqueceram-se foi de avisar os funcionários que estavam a abrir insolvencia! eu sou funcionario da empresa na Madeira e quando o ordenado nao caiu na conta dentro do prazo fartei-me de ligar para a empresa para o shr Sa shr Aristides e nem se deram ao trabalho de me atender ou de responder ás sms! após uma guerra para contactar com algum deles descubro por um anuncio na net que eles abriram insolvencia! e eu??? e o meu ordenado e os meus direitos=????????

como é possivel abrirem insolvencia se possuem uma loja no aeroporto da Madeira que embora exista com outro nome (SIMBOLO SIMBOLICO) pertence ao shr Aristides e funciona dependente dos produtos feitos na fabrica em ovar???? quem se vai responsabilizar pelos danos psicologicos e financeiros???? AO MENOS AVISAVAM DE TODO ESTE PROCESSO!