sexta-feira, 7 de junho de 2013

Governo quer evitar despedimentos com formação complementar de professores

O Ministério da Educação adiantou na quinta-feira que quer apostar em “formação complementar com estágio” para os professores do 1.º ciclo e os de Educação Visual e Tecnológica (EVT), integrada no regime de requalificação profissional, para evitar despedimentos.

“Vamos privilegiar formação complementar. Temos o diagnóstico feito e há dois grupos disciplinares que nos preocupam com uma prioridade maior, que são os professores de EVT e os professores do 1.º ciclo [do Ensino Básico]. Vamos apostar na formação complementar com estágio para que esses professores passem a ter habilitação para outros grupos disciplinares”, revelou o secretário de Estado da Administração Escolar, João Casanova de Almeida. (...)

De acordo com Casanova de Almeida, esta formação será dada integrada no sistema de requalificação profissional, ou seja, no regime de mobilidade especial, mas “está ainda a ser pensada” a forma como será feita e se excederá, por exemplo, o tempo limite para a permanência no regime de mobilidade especial, fixado nos 12 meses.

O objetivo é que no final da passagem por esta formação os professores em causa estejam aptos a ser colocados noutros grupos de recrutamento que não aqueles a que pertenciam originalmente, ou seja, que possam dar aulas fora do âmbito da sua formação base inicial.

Sem comentários: