quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Vantagens de ser tímido


Vantagens de ser tímido



Ser tímido nem sempre é sinal de isolamento, solidão e afastamento. Nem sempre tem de significar dificuldades em conseguir um emprego ou conseguir uma integração na escola. Susan Cain, uma advogada americana, apresenta algumas vantagens da timidez e da introversão.
Segundo a advogada, uma pessoa tímida ou introvertida corre menos riscos de ser internado, de se envolver em acidentes e tem uma predisposição maior do que os extrovertidos a aprender e a manter uma relação afetiva. Mas a lista não se fica por aqui.
Se no mundo atual falar em grupo é importante, seja para conseguir emprego, seja para passar nas disciplinas da escola ou para socializar e fazer amigos, parece que ser tímido pode ser vantajoso para outras tarefas. Uma delas é ser um bom líder. Um líder tímido tem mais disposição para ouvir e implementar ideias de outras pessoas.
"Alguns dos maiores saltos na área das finanças, da política e do ativismo foram dados por introvertidos: Eleanor Roosevelt, Al Gore, Warren Buffet e Gandhi", confirma Susan Cain no livro que vai lançar no próximo ano, 'Quiet'.
A própria Susan, uma pessoa tímida, confessa que a timidez nunca lhe dificultou o trabalho ou lhe diminiu a capacidade de exercer advocacia, profissão em que a capacidade de argumentação perante um público é fundamental.
"As pessoas tímidas e introvertidas têm feito parte da nossa sociedade desde sempre e muitas em posições de liderança. Vejam-se os exemplos de Charles Darwin, Marcel Proust, Albert Einstein ou JK Rowling", afirmou Cain num artigo publicado no The New York Times.
Ser mais criativo é outra das vantagens da timidez. Segundo o psicólogo Gregory Feist, muitas das pessoas mais criativas são introvertidas e trabalham em condições solitárias e, por isso, confortáveis para elas. Nesta solidão, os artistas conseguem concentrar-se mais no interior e criar mais facilmente.
"A maioria dos inventores e engenheiros são tímidos e vivem nas suas cabeças. Eles são como os artistas. E os artistas trabalham melhor sozinhos. Não em equipa", explicou Feist num estudo referido por Susan Cain no artigo do The New York Times.
Mas os aspetos positivos da timidez não se ficam por aqui. Susan Cain diz que a pessoa tímida pensa com mais cuidado, ama mais suavemente, organiza os locais de trabalho de uma forma mais produtiva, conservam mais energia e são mais focados no essencial.
No entanto, para os pais, as crianças tímidas parecem constituir um problema. Susan Cain desmistifica este problema e explica alguns comportamentos de crianças na escola.
"Nós ensinamos as crianças em grupo nas salas de aulas não porque é a melhor maneira de aprender mas porque é mais eficiente em termos de custos. Se o seu filho prefere trabalhar de forma autónoma não há nada de errado com ela. Ela simplesmente não se ajusta ao modelo do grupo", diz Cain no blog sobre timidez "The Power of Introverts".
No 'mundo' dos seres humanos cerca de 15 a 20% da população nasce com uma predisposição à timidez e à introversão. Mas no reino animal o número não varia muito e cerca de 20% de muitas espécies ficam à margem dos companheiros.

Sem comentários: