domingo, 23 de outubro de 2011

Défice no diagnóstico de casos de glaucoma

Progressivo e irreversível, o glaucoma é uma patologia crónica que afeta o nervo ótico e provoca alterações no campo visual que, em última análise, podem levar à perda total de visão. 

Apesar de não existirem dados concretos sobre a sua prevalência em Portugal, o Plano Nacional de Saúde da Visão 2004-2010 estima que existam 66 mil pessoas com glaucoma, metade das quais sem diagnóstico.
Segundo Manuela Carvalho, coordenadora do Grupo Português do Glaucoma da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, "estima-se que 50 por cento dos doentes com glaucoma não estejam diagnosticados", devido à "ausência de hábitos de consultas médicas oftalmológicas de rotina" e ao facto de esta ser uma "doença silenciosa e assintomática até fases muito tardias".
Tendo em conta que a procura de tratamento médico ocorre geralmente quando a doença se encontra num estado avançado, não é de estranhar que o glaucoma tenha um elevado impacto sócio-económico.
"A análise de custos diretos do diagnóstico e de tratamento da doença, como exames, consultas, cirurgias, internamento, apontam para valores de 455 a 623 euros por ano por doente nas fases precoces e 969 a 2511 euros nas fases tardias", revela a especialista.
SOBRECARGA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS
O impacto do glaucoma na saúde pública irá aumentar, devido ao "aumento crescente da população idosa no País e ao facto de ser uma doença crónica, que necessita de vigilância para toda a vida", alerta a oftalmologista Manuela Carvalho. A especialista avisa que este panorama poderá conduzir a "uma sobrecarga acrescida dos serviços públicos" e à "inexistência de uma resposta atempada para todos".
70 MILHÕES DE CASOS NO MUNDO
Estima-se que entre 65 e 70 milhões de pessoas sofram de glaucoma em todo o Mundo. O número de novos casos por ano ascende aos 2,4 milhões.
MEDICAÇÃO ESSENCIAL
O não cumprimento da prescrição médica ou o cumprimento deficitário da mesma por esquecimento não evita a progressão da doença. 
DOENTES DEVEM PRATICAR DESPORTO
Os doentes com glaucoma devem praticar desporto, não fumar, não descurar a toma da medicação a tempo e horas e realizar, com frequência, massagens oculares sobre a pálpebra do olho.
DISCURSO DIRECTO
"RASTREIO EVITA O PIOR", João Pinheiro Dir. clín. Clínica Privada de Oftalmologia
Correio da Manhã – As pessoas que sofrem de glaucoma têm consciência da doença?
João Pinheiro – De forma alguma. O glaucoma, numa fase inicial, atinge apenas o campo visual periférico, pelo que o doente não se apercebe da perda visual e não tem qualquer dificuldade que o alerte para a situação.
– Os rastreios são uma forma de prevenir e de controlar qualquer problema visual?
– Esta é uma doença que, sem tratamento, leva à cegueira por atrofia, com perda total das fibras do nervo ótico. Apenas um diagnóstico precoce, um rastreio, permite evitar o pior.
– Que exames devem ser feitos para que o diagnóstico seja correcto?
– O rastreio deve incluir a medição da tensão ocular, avaliação direca do nervo ótico e do campo visual.
O MEU CASO: PAULO HENRIQUES
"O OLHO ESQUERDO POUCO OU NADA VÊ"
O que de início era apenas uma dificuldade acrescida em ler as legendas que desfilavam no rodapé do ecrã da televisão, pouco depois passou a ter nome: glaucoma. O diagnóstico, que ainda hoje o acompanha, determinou que, com apenas 28 anos, Paulo Henriques tivesse de começar a aplicar colírios anti-hipertensores e a fazer o tratamento com laser, para tentar travar o avanço da doença. No entanto, foi insuficiente. Paulo foi submetido a duas cirurgias oculares e hoje é acompanhado no Hospital Santo António dos Capuchos, em Lisboa.
"Em média, venho de dois em dois meses ao hospital, para a consulta de oftalmologia, para medir a tensão ocular e fazer exames ao campo visual. O olho esquerdo já pouco ou nada vê. É graças ao olho direito que consigo ler, conduzir, ter uma vida normal", explica Paulo Henriques, empregado de escritório, de 48 anos.
PERFIL
Paulo Henriques tem 48 anos, é empregado de escritório e reside em Lisboa. Já foi submetido a duas cirurgias e hoje é acompanhado no Hospital de Santo António dos Capuchos. 

Sem comentários: