quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares da Deficiência - ISCSP

Estão abertas as candidaturas, até 30 de outubro, para a Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares da Deficiência (2011-2012),  do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade Técnica de Lisboa.

Coordenação
Prof. Catedrático Fausto Amaro
Prof.ª Doutora Paula Campos Pinto

1. Objectivos
A Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares da Deficiência, a primeira do género em Portugal, visa proporcionar formação avançada e um novo olhar sobre a deficiência, examinando os factores sociais, políticos, culturais, legais e económicos que definem esta realidade enquanto construto social e contribuem para determinar as respostas colectivas e individuais às pessoas com deficiência. Uma característica chave desta formação é a integração da experiência da deficiência e das perspectivas das pessoas com deficiência como fundamentos do conhecimento e da investigação neste domínio.

2. Destinatários
Pessoas interessadas em aprofundar os conhecimentos na área da deficiência, nomeadamente psicólogos, sociólogos, antropólogos, técnicos de serviço social, técnicos de saúde, professores, juristas, pessoas com deficiência e suas famílias, bem como activistas com interesse na área.

3. Condições de acesso e selecção dos candidatos
Licenciatura e/ou análise curricular. Os candidatos serão selecionados com base na área de estudo e média de licenciatura, considerando também o curriculum académico e profissional.

4. Inscrições e número de vagas
Inscrições até 30 de outubro.
Nota: o Curso só abrirá com um mínimo de 15 inscrições

5. Custo de inscrição e propinas
A inscrição importa em 100 euros. A frequência da pós-graduação importa numa propina de 2000 euros, paga em 4 prestações do seguinte modo:
1.ª - Prestação: no prazo de uma semana a partir da data de admissão no Curso;
2.ª - Prestação: janeiro;
3.ª - Prestação: março;
4.ª - Prestação: maio.

6. Condições de funcionamento
O curso é composto por 12 unidades curriculares (ver quadro).
Cada unidade tem um total de 18 horas de contacto.
As aulas realizam-se nas instalações do ISCSP às sextas-feiras (18h às 21h30) e sábados (9h às 13h).

7. Sistema de avaliação e certificado
A aprovação em cada unidade curricular requer a nota mínima de 10 valores. A aprovação na pós-graduação, que confere direito ao respectivo certificado, depende da aprovação em todas as unidades curriculares. Haverá duas épocas de avaliação: uma que decorre logo após as aulas de cada unidade curricular e outra que terá lugar em Setembro (calendário a anunciar).

Nota: A inscrição para a avaliação na segunda época está sujeita ao pagamento de € 100 por unidade curricular.

A avaliação em cada unidade curricular será objecto de lançamento em pauta e de afixação em local destinado às avaliações das pós-graduações do ISCSP. No final do curso, os alunos que tiverem aproveitamento em todas as unidades curriculares podem solicitar a emissão do diploma junto da Secção Pedagógica do ISCSP . O diploma importa em € 75,00.

Mais informações aqui.

Sem comentários: