quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Atividade ao ar livre ajuda a combater a miopia


Foto: Universidade do MinhoAs atividades ao ar livre, desde um simples passeio ou piquenique até à prática de desporto, inibem a progressão da miopia, enquanto as atividades de visão ao perto potenciam o seu aumento, confirmam estudos da Universidade do Minho, coordenados pelo professor Jorge Jorge.
“A nossa pesquisa vem mostrar que o elevado número de horas a utilizar a visão ao perto, nomeadamente estar no computador ou na leitura, pode levar ao aumento da miopia. Em sentido contrário, a prática de atividade física funciona como um inibidor da sua progressão”, explica Jorge Jorge, do Departamento de Física (área de Optometria e Ciências da Visão) da Escola de Ciências da UMinho. Caso para dizer que, afinal, não são só as cenouras que fazem bem aos olhos.
A sua equipa desenvolve uma série de trabalhos que confirmam as alterações provocadas por aqueles fatores no desenvolvimento da miopia. Está ainda a realizar estudos sobre a redução da taxa de progressão da miopia utilizando lentes de contacto de geometria progressiva e lentes deortoqueratologia. Os projetos decorrem no CEORLab - Laboratório de Investigação em Optometria Clínica e Experimental do Centro de Física da UMinho.
A miopia é um problema visual que afeta um quarto da população mundial. Em Portugal, a prevalência média ronda os 20%, mas nos mais jovens ultrapassa já 30%. Considerando que em valores de miopia superiores a 6 Dioptrias existe um risco acrescido de ocorrerem determinadas patologias oculares é por isso necessário enveredar todos os esforços para conhecer as razões do aparecimento e progressão da miopia assim como as técnicas para redução da sua taxa de progressão.
Jorge Jorge licenciou-se em Física Aplicada – especialização em Optometria em 1995 e doutorou-se em Ciências em 2006, na UMinho. Nesta universidade é professor auxiliar e diretor do mestrado em Optometria Avançada. Integra o conselho editorial do “Journal of Optometry” e tem publicados mais de 30 artigos científicos e três capítulos de livro.

Sem comentários: