segunda-feira, 6 de agosto de 2012

PSICOLOGIA DA CRIANÇA PARA EDUCADORES E PROFESSORES

PSICOLOGIA DA CRIANÇA PARA EDUCADORES E PROFESSORES




DESTINATÁRIOS
Educadores de infância
Professores
Psicólogos
Agentes educativos

OBJETIVOS
- Apresentar algumas das teorias explicativas fundamentais do desenvolvimento psicológico da criança
- Conhecer as principais áreas do desenvolvimento abordadas no estudo psicológico da criança
- Abordar os aspectos psicológicos no desenvolvimento afectivo, físico, social e cognitivo da criança

PROGRAMA

ASPECTOS TEÓRICOS DO ESTUDO PSICOLÓGICO DA CRIANÇA (3 h) - Como estudar a criança? Modelos teóricos: Piaget e Vygotsky. Princípios e sua fundamentação. Aspectos gerais e áreas fundamentais do desenvolvimento

DESENVOLVIMENTO AFECTIVO (6h) - A construção do Self. Desenvolvimento da personalidade. Desenvolvimento psicossexual

DESENVOLVIMENTO FÍSICO (3h) - Desenvolvimento sensorial, motor e psicomotor

DESENVOLVIMENTO SOCIAL (6h) - Interações. Relações de amizade, cooperação e competição. Desenvolvimento sociomoral. Autonomia e dependência. Competências sociais e comunicativas. A escola como contexto de desenvolvimento

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO (12h) - Linguagem. Memória. Funções executivas. Atenção/concentração. Capacidades visuo-construtivas/percetivas. Noções temporo-espaciais. Leitura e escrita. Matemática. Desenho


METODOLOGIAS
Exposição teórico-prática. Discussão em grupo sobre as temáticas apresentadas. Discussão em grupo sobre práticas pedagógicas na creche, jardim de infância e 1º ciclo de escolaridade

DURAÇÃO
30 Horas

FORMADOR
Miguel da Mata Pereira
(Doutorado em Ciências da Educação e da Formação Universidade de Toulouse 2, le Mirail)


Para mais informações, consultar aqui.

Sem comentários: