DESTINATÁRIOS
Professores
Psicólogos
Agentes educativos
OBJETIVOS
- Apresentar algumas das teorias explicativas fundamentais do desenvolvimento psicológico da criança
- Conhecer as principais áreas do desenvolvimento abordadas no estudo psicológico da criança
- Abordar os aspectos psicológicos no desenvolvimento afectivo, físico, social e cognitivo da criança
PROGRAMA
ASPECTOS TEÓRICOS DO ESTUDO PSICOLÓGICO DA CRIANÇA (3 h) - Como estudar a criança? Modelos teóricos: Piaget e Vygotsky. Princípios e sua fundamentação. Aspectos gerais e áreas fundamentais do desenvolvimento
DESENVOLVIMENTO AFECTIVO (6h) - A construção do Self. Desenvolvimento da personalidade. Desenvolvimento psicossexual
DESENVOLVIMENTO FÍSICO (3h) - Desenvolvimento sensorial, motor e psicomotor
DESENVOLVIMENTO SOCIAL (6h) - Interações. Relações de amizade, cooperação e competição. Desenvolvimento sociomoral. Autonomia e dependência. Competências sociais e comunicativas. A escola como contexto de desenvolvimento
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO (12h) - Linguagem. Memória. Funções executivas. Atenção/concentração. Capacidades visuo-construtivas/percetivas. Noções temporo-espaciais. Leitura e escrita. Matemática. Desenho
METODOLOGIAS
Exposição teórico-prática. Discussão em grupo sobre as temáticas apresentadas. Discussão em grupo sobre práticas pedagógicas na creche, jardim de infância e 1º ciclo de escolaridade
DURAÇÃO
30 Horas
FORMADOR
Miguel da Mata Pereira
(Doutorado em Ciências da Educação e da Formação Universidade de Toulouse 2, le Mirail)
Para mais informações, consultar aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário