quinta-feira, 29 de abril de 2010

Dança Inclusiva - umprojecto de vida


A arte como um meio de inclusão e participação de todos, particularmente pessoas com deficiência, em actividades sociais, pedagógicas e culturais é uma realidade emergente.
Daniela Forchetti, fundadora do Projecto Arteiros, em 2000 na cidade de S. Paulo - Brasil, trabalha na promoção da expressão corporal de pessoas com deficiências múltiplas e surdocegueira, veiculando um modelo contemporâneo no qual a dança se concretiza como um recurso de inclusão, valorizando a participação de todos e a aceitação das diferenças.
A Dança Inclusiva pretende, de forma mais específica, desenvolver a consciência corporal, a criatividade, a socialização, comunicação e autonomia dos participantes, que geralmente, são constituídos por grupos mistos (pessoas com deficiência e pessoas sem deficiência), naturalmente organizados de acordo com as suas habilidades artísticas e não de acordo com a presença ou ausência de deficiência. O facto de o grupo ser misto possibilita um excelente momento de comunicação, partilha, aprendizagem e desenvolvimento.
Consideramos o projecto Dança Inclusiva um excelente exemplo de boas práticas no trilho da inclusão.
Saiba mais sobre a Dança Inclusiva:
http://www.inclusive.org.br/?p=14029
http://www.movimiento.org/

Sem comentários: