sexta-feira, 23 de abril de 2010

Aprender a lidar com birras e conflitos


"Ajudar a educar" é um projecto de formação destinado a famílias e que arranca este sábado, na Junta de Freguesia do Bonfim, no Porto. Especialistas disponíveis para dar informações úteis.
Sete sessões, sete encontros de entrada livre que pretendem colocar famílias a analisarem e discutirem dúvidas, problemas, ansiedades, situações concretas. Um sábado por mês, de Abril a Novembro, vários especialistas das áreas da Pedopsiquiatria, Psicologia, Pediatria, Obstetrícia e Serviço Social conduzem as conversas, respondem a questões. Trata-se de um projecto de formação dirigido a famílias, baptizado de "Ajudar a educar", e resulta de uma parceria entre o serviço de Pediatria do Hospital de São João - enquadrado no "Projecto do Joãozinho" que promove o bem-estar da criança -, e a Associação CrescerSer. Este sábado, dia 24, a pedopsiquiatra Alda Mira Coelho aborda o desenvolvimento psico-afectivo da criança, as etapas do crescimento, a forma de lidar com as birras e os medos, na Junta de Freguesia do Bonfim, a partir das 14h30.
O projecto pretende fornecer informações úteis, e de forma gratuita, às famílias interessadas. "As relações afectivas precoces são essenciais para dar segurança interna à criança e ajudá-la a crescer. Sabemos como os factores familiares e modelos parentais são importantes para ajudar a crescer bem", adianta a organização do projecto.
Os encontros continuam a 29 de Maio, na Junta de Freguesia de Cedofeita, a partir das 14h30. As pediatras Vanessa Mendonça e Ana Maia, do Hospital de São João, concentram-se nos cuidados de saúde básicos, na prevenção de situações de risco, no desenvolvimento físico dos mais pequenos. Educação sexual e planeamento familiar é o assunto de 26 de Junho. Métodos contraceptivos, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis são alguns dos temas em análise na Junta de Freguesia de Aldoar, a partir das 14h30. Marina Moucho, obstetra do Hospital de São João, é a oradora convidada.
O projecto sabe do que fala. "Nem sempre é fácil nos dias de hoje educar. Há muitos factores de stress ou de perturbação, a nível social, familiar e escolar, que tornam difícil o papel dos pais", lê-se no boletim informativo. Alda Mira Coelho volta a entrar em cena para abordar o insucesso escolar e o comportamento de risco na adolescência. Como lidar com situações de agressividade e orientar casos de risco estão entre os temas a focar. A psicóloga Milice Ribeiro fala da comunicação intrafamiliar a 25 de Setembro na Junta de Freguesia de Ramalde, também a partir das 14h30. Como lidar com situações de conflito? Como salvar os laços nas famílias em ruptura? Questões que procuram respostas.
A 30 de Outubro, o projecto formativo debruça-se sobre o apoio para tratamentos nas áreas da toxicodependência e alcoolismo. "Equipamentos e apoios sociais" é o painel conduzido pela assistente social Etelvina Gonçalves, do Hospital de São João, na Junta de Freguesia de Paranhos, às 14h30. "Ajudar a educar" termina a 27 de Novembro na Junta de Freguesia de Campanhã. Crianças em risco ou institucionalizadas é o ponto de partida para analisar laços afectivos, situações de risco e reintegração familiar. A pedopsiquiatra Alda Mira Coelho orienta a conversa desse dia, a partir das 14h30.
Sara R. Oliveira

Sem comentários: