A Direção-Geral de Estatística da Educação e Ciência (DGEEC) disponibiliza o relatório "Saúde Psicológica e Bem-estar: Observatório da Saúde Psicológica e Bem-estar".
De entre as conclusões gerais do estudo, destacam-se as seguintes:
- Os respondentes realçam a implementação de medidas no âmbito do desenvolvimento das competências socioemocionais, bem como a capacitação/formação dos diretores escolares, docentes e encarregados de educação para a promoção de competências socioemocionais;
- A falta de recursos técnicos nos estabelecimentos de ensino, nomeadamente psicólogos;
- Refere-se a necessidade de envolver mais os psicólogos escolares no ambiente da escola;
- Reporta-se também a pertinência da possibilidade de aplicar o estudo aos alunos pós-secundário, às famílias em geral e, ainda, ao pessoal não docente;
- Realça-se a necessidade de articulação da escola com os serviços de saúde públicos e da comunidade;
- Para além da realização de estudos periódicos, foi ainda referida a necessidade da partilha de boas práticas na prevenção e promoção da saúde mental em contexto escolar, dirigida a alunos e pessoal docente e não docente;
- Refere-se, ainda, que a classe docente está em situação de fragilidade psicológica, e que o excesso de burocracias, associado à falta de tempo, é percebido como um fator com impacto negativo na sua saúde psicológica e bem-estar.
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