sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Estudo sobre o nível de competências digitais dos docentes do ensino básico e secundário dos Agrupamentos de Escolas e das Escolas Não Agrupadas da rede pública de Portugal Continental


O Programa de digitalização para as Escolas, no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, 2020), prevê, entre outras iniciativas, a capacitação de docentes ao nível da competência digital. No sentido de proporcionar ofertas de desenvolvimento profissional contínuo direcionadas e adequadas à proficiência de cada docente, a Direção-Geral da Educação solicitou à Universidade de Aveiro um estudo sobre o nível de competências digitais dos docentes do ensino básico e secundário dos Agrupamentos de Escolas e das Escolas Não Agrupadas da rede pública de Portugal Continental. O estudo operacionalizou-se através da aplicação de um questionário, cuja componente principal se baseia numa ferramenta de autorreflexão desenvolvida com base no Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu), que permitiu responder às finalidades solicitadas, especificamente, identificar: (i) níveis de proficiência e pontuações médias globais dos docentes, (ii) níveis de proficiência por áreas de competência digital, faixa etária e tempo de serviço e (iii) níveis de proficiência por grupo de recrutamento, faixa etária e tempo de serviço. Este relatório apresenta os resultados do estudo, no que diz respeito às finalidades supramencionadas.

A principal conclusão do estudo é a de que o nível de proficiência em competência digital dos docentes se pode considerar baixo, atendendo a que o DigCompEdu situa o nível B2 Especialista enquanto alicerce para a transformação digital e utilização crítica, eficaz e inovadora de tecnologias digitais. O nível médio alcançado corresponde ao B1 Integrador(a), que descreve uma utilização e integração de tecnologias digitais pouco consistente. Neste nível, os docentes precisam de apoio para melhorar a compreensão sobre que ferramentas funcionam melhor em que situações da atividade profissional e sobre a adequação de tecnologias digitais a métodos e estratégias pedagógicas. Esta constatação aplica- se a todas as Áreas de competência, o que significa oportunidades para melhorar a utilização de tecnologias para: interagir profissionalmente, criar e adaptar recursos educativos, melhorar e reforçar as práticas de ensino e aprendizagem, diversificar abordagens de avaliação e promover a capacitação e competência digital dos seus alunos.

Aceda ao Relatório.

Fonte: DGE

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