domingo, 12 de dezembro de 2021

Abandono escolar vai passar a ser medido através do percurso individual dos alunos

O abandono escolar precoce vai ser acompanhado em Portugal com base no registo do percurso individual dos estudantes e não apenas por via dos resultados extraídos do Inquérito ao Emprego, realizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A informação de que esta revisão se encontra em curso consta de um relatório sobre indicadores estruturais dos sistemas educativos, divulgado nesta quinta-feira pela rede europeia Eurydice e confirmada posteriormente ao PÚBLICO pelo Ministério da Educação.

De acordo com a metodologia fixada pelo Eurostat (o serviço de estatística da União Europeia), a chamada taxa de abandono precoce da educação e formação dá conta da proporção de jovens, entre os 18 e os 24 anos, que abandonaram a escola sem ter concluído o ensino secundário.

O seu cálculo resulta das respostas dadas no âmbito do Inquérito ao Emprego, que é feito por amostragem. No ano passado, Portugal registou uma taxa de abandono de 8,9%, ficando assim abaixo do limiar de 10% fixado pela UE na sua estratégia para 2020.

Só que no ano lectivo de 2020/2021, “a maioria dos países europeus estavam já a recolher informação nacional sobre o abandono escolar com base no registo dos estudantes” e não apenas na taxa de abandono, frisa-se no documento da rede Eurydice. Portugal é assim uma das poucas excepções a este panorama, mas será uma situação a prazo. Acrescenta-se no relatório que também por cá os “dados existentes sobre o abandono escolar precoce encontram-se em revisão, estando actualmente a serem estudadas novas metodologias para medir” aquele fenómeno. 

(Continuação da notícia aqui)

Fonte: Público

Sem comentários: