O presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), David Justino, afirmou, neste sábado, em Coimbra que a ideia de que toda a despesa em educação é investimento "é uma treta", referindo que os países que mais investem nem sempre obtêm os melhores resultados. (...)
Para David Justino, o financiamento tem de estar "ajustado às dinâmicas" do setor, sendo que, se não se olhar para os alunos, professores e encarregados de educação, o financiamento acaba por ser apenas "despesa".
Um dos exemplos referidos durante a sua intervenção na conferência foi a introdução de medidas que permitam "aumentar a qualidade dos professores", o que traduzir-se-ia "em melhores resultados".
De acordo com o presidente do CNE, a formação inicial dos docentes "é importante", mas é também necessário "saber recrutá-los e, se necessário, saber dispensá-los".
Há pessoas que não foram feitas para aquilo e passam lá uma eternidade. Um professor com 30 anos de carreira, se for mau professor, o que é que ele destruiu", questionou, sublinhando a importância de se ter conhecimento sobre os recursos humanos disponíveis.
Segundo David Justino, haverá cerca de 10% a 15% de professores que "nunca" deveriam ter praticado docência, sendo que não se pode dizer que "todos os professores são iguais". (...)
Fonte: TVI24
Sem comentários:
Enviar um comentário