quarta-feira, 16 de julho de 2014

Rapaz com paralisia cerebral torna-se atleta

Chama-se Ben Jackson. Quando nasceu, os médicos pensavam que nunca viesse a andar. Duas décadas depois, o jovem norte-americano não só aprendeu a caminhar como se tornou um atleta profissional de luta livre. 

Aos 12 anos, Ben começou a praticar luta livre, atraído pelo desafio físico e psicológico da modalidade desportiva. "O maior desafio que enfrentei foi construir a minha autoconfiança", revela no site CerebralPalsy.org.

12 campeonatos por ano

No primeiro ano em que praticou este desporto, Ben não venceu um único combate, mas foi melhorando a sua performance através da prática. Desejoso de progredir, levantava-se às três da manhã para ver vídeos de luta livre. No segundo ano ganhou o primeiro combate e a partir daí tornou-se atleta profissional participando em cerca de 12 competições por ano.
Neste momento, Ben está focado noutra modalidade, os pesos pesados, porque nos Jogos Paralímpicos não há competição de luta livre. Contudo, continua a praticar luta livre quando visita a seu antigo liceu para ensinar aos mais novos esta modalidade.

Ben afirma que o seu sucesso no desporto foi muito importante porque lhe deu "autoestima" além de ter ajudado a criar uma rede de amigos. Hoje em dia, o jovem está prestes a terminar uma licenciatura em Voz e Comunicação e espera vir a tornar-se um mentor motivacional para jovens que, como ele, sofrem de alguma deficiência.

Sem comentários: