segunda-feira, 21 de julho de 2014

Associação de apoio a crianças com cancro vai construir no Porto terceira Casa Acreditar

A Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro vai construir, no Porto, a terceira Casa Acreditar, onde as famílias podem ficar instaladas gratuitamente, durante os tratamentos da doença dos filhos.

(...) a propósito da comemoração dos 20 anos da instituição, a diretora da Acreditar, Margarida Cruz, avançou que foi assinado, na sexta-feira, o contrato para o início da Casa Acreditar do Porto, um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros.

Já existem Casas Acreditar em Lisboa e em Coimbra, que foram o segundo lar, no ano passado, para 190 crianças e famílias, que, devido à distância ou por "condicionantes físicas, sociais ou económicas", não puderam ir para a sua casa entre os ciclos de quimioterapia ou durante os tratamentos em regime ambulatório.

As famílias ficam ali instaladas gratuitamente, cuidando da manutenção e arrumação dos espaços que ocupam, e contam com a ajuda dos voluntários que diariamente estão disponíveis para as auxiliar.

No ano passado, a Casa Acreditar de Lisboa recebeu 71 famílias oriundas de vários pontos do país, principalmente dos Açores (37%), mas também de Angola, Cabo Verde e São Tomé.

Destas crianças, 35% tinham entre 10 e 15 anos e 26,7%, entre um e seis anos, segundo o Relatório de Atividades de 2013 da Acreditar.

À Casa de Coimbra chegaram 119 famílias de crianças com cancro, mas também com outras patologias, como transplantes hepáticos, cardiopatias, surdos profundos com implante coclear, entre outras doenças.

A maior parte (41,2%) das crianças acolhidas nesta casa tinha entre um e seis anos, enquanto 26,1% tinham entre 10 e 15 anos e 14,3% entre 16 e 18 anos. (...)

In: RTP por indicação de Livresco

Sem comentários: