quarta-feira, 9 de julho de 2014

Circuitos neurais de cada lado do cérebro controlam movimentos do corpo contrários

Investigadores descobriram, numa experiência com ratinhos, que dois circuitos neurais de cada um dos lados do cérebro controlam os movimentos contrários do corpo, ajudando a explicar o que sucede quando há uma doença do movimento, como a de Parkinson.

O estudo, cujos resultados são hoje publicados na revista Nature Communications, foi conduzido por uma equipa de cientistas do Programa Neurociências da Fundação Champalimaud.

"Pensava-se que o circuito direto do hemisfério direito [do cérebro] promovia movimentos do outro lado e o circuito indireto inibia esses movimentos. O que descobrimos é que ambos os circuitos de um lado do cérebro controlam o movimento do outro lado", referiu à agência Lusa o neurocientista e coordenador do estudo, Rui Costa.

Pessoas que tiveram, por exemplo, um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou que têm doenças do movimento, como a de Parkinson, não conseguem mexer o braço ou a boca do lado contrário à parte do cérebro lesionada.

"Uma pessoa que teve um AVC no hemisfério direito [do cérebro] não consegue mexer o braço esquerdo e vice-versa", ilustrou o investigador.

Segundo Rui Costa, existem "estruturas no cérebro que, danificadas, fazem com que as pessoas percam a capacidade de fazer movimentos".

As estruturas em causa chamam-se gânglios da base, localizados por baixo do córtex do cérebro e que têm neurónios (células do sistema nervoso).

São os gânglios da base que "ajudam a coordenar normalmente os movimentos". Havendo uma lesão, "o movimento não existe", precisou o neurocientista.

Rui Costa adiantou que, se for inibida a atividade de ambos os circuitos neurais dos gânglios da base - circuito direto e circuito indireto - de um dos lados do cérebro, o movimento "deixa de acontecer" numa parte do corpo contrária, ao passo que se for estimulada essa atividade o movimento ocorre.

Na experiência com ratinhos, que, a seu ver, pode servir de base para explicar o comportamento das células do sistema nervoso humano, a atividade dos neurónios dos gânglios da base foi estimulada ou inibida com um tipo de proteínas que se encontram no olho - as rodopsinas - e que respondem à luz.

As proteínas foram inseridas no cérebro de roedores saudáveis com vírus geneticamente modificados "que vão especificamente" para os neurónios.

A equipa de cientistas mediu movimentos normais do corpo, da cabeça dos ratinhos - para a esquerda e para a direita - e registou o que acontecia quando a proteína inibia ou estimulava a atividade dos circuitos neurais do cérebro.

Para tal, socorreu-se da optogenética, uma técnica que combina a luz ótica, genética e bioengenharia e que permite o estudo dos circuitos neurais.

O próximo passo da investigação será perceber que partes específicas do cérebro controlam, por exemplo, os movimentos da boca.

Um dos desafios para os neurocientistas, de acordo com Rui Costa, consistirá, no futuro, em gravar a atividade dos gânglios da base de doentes de Parkinson com estimulação cerebral profunda - com elétrodos que foram colocados no cérebro numa cirurgia.

In: Açoriano Oriental por indicação de Livresco

Sem comentários: