Um conjunto comum de genes influencia na aprendizagem da leitura e da matemática, com minúsculas variações influenciando as habilidades das criança na execução destas tarefas, revelou um estudo publicado na revista Nature Communications.
Mas esta competência não é apenas influenciada pela genética, pois a educação escolar e a ajuda dos pais também são contribuintes vitais, alertaram os seus autores.
Sabe-se que o pendor precoce para a aritmética e a leitura e a escrita costuma acontecer em algumas famílias, mas os genes que influenciam estes factores permaneciam desconhecidos até agora.
Cientistas estudaram um conjunto de dados, compilados numa pesquisa denominada Estudo de Desenvolvimento Precoce de Gêmeos («Twins Early Development Study», no original em inglês), realizada com crianças de 12 anos de quase 2.800 famílias britânicas.
Os cientistas compararam irmãos gémeos e crianças sem vínculos para analisar o seu desempenho em provas de matemática, interpretação e fluência de texto, e depois compararam os genomas das crianças estudadas.
Eles descobriram que entre 10% e metade dos genes envolvidos na leitura também são relacionados com a matemática.
Minúsculas variações nestes genes partilhados influenciam o nível das habilidades, destacou o estudo.
«Colecções similares de diferenças subtis de ADN são importantes para a leitura e a matemática», disse Oliver Davis, um geneticista da Universidade College de Londres.
«No entanto, também está claro como é importante a nossa experiência de vida para nos tornar melhores numa coisa ou noutra», acrescentou.
«O que nos forma como somos é uma interacção complexa de natureza e educação à medida que crescemos», prosseguiu.
Robert Plomin, cientista e professor do King's College de Londres, disse que o estudo foi o primeiro a estimar o impacto do ADN sozinho na habilidade de leitura.
Mas, reforçou, as variações genéticas identificadas não são genes de «leitura ou aritmética» específicos.
Ao contrário, formaram parte de um mecanismo mais complexo no qual muitos genes exerceram, cada, um efeito pequeno, mas combinado, sobre a capacidade de ler.
In: Diário Digital por indicação de Livresco
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