quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Mãe surda ouve a voz do filho pela primeira vez

Há 15 anos, Dawn Keim, uma norte-americana natural do Texas, começou a perder a audição por culpa de um problema genético e, pouco a pouco, a esperança de a recuperar foi desaparecendo. Porém, graças a um procedimento pioneiro patrocinado por um programa televisivo, Keim conseguiu agora ouvir a voz do filho mais novo pela primeira vez.

Desde que deixou de ouvir, comunicar tornou-se, para a mulher, de 43 anos, uma tarefa extenuante, que a obrigava a ler os lábios daqueles com quem conversava e a impedia de acompanhar uma conversa de um grande grupo de pessoas.
No passado mês de novembro, o "talk-show" The Doctors ofereceu-lhe, porém, a oportunidade de se submeter a uma cirurgia para restauro da sua audição. A mãe de dois filhos viajou, assim, para o House Ear Institute em Los Angeles, onde recebeu um implante coclear.
O episódio do programa em que Keim emerge de "mais de uma década de silêncio" e ouve o pequeno Asher, de 8 anos, vai ser finalmente emitido (...). Entretanto, foi já divulgado um vídeo do momento que está a comover os telespetadores. 
"Estou muito entusiasmado por ela já poder ouvir", confessou o menino instantes antes de entrar na sala onde a mãe o aguardava e onde finalmente conheceu a voz do filho. 
Já Dawn Keim, depois das lágrimas de emoção, admitiu que "tudo está a ser muito melhor do que esperava". "Estava assustada com aquilo que ia ouvir e com a forma como a voz dele ia soar. Ainda estou maravilhada", revelou.
A história de Dawn e do pequeno Asher trouxe à memória uma outra, de 2005, quando Jonathan Breux, um bebé de apenas oito meses, ouviu a voz da mãe pela primeira vez, um momento que também ficou registado em vídeo e que se tornou viral na Internet.

Sem comentários: