Aprender um instrumento musical durante a infância, mais concretamente até aos sete anos de idade, aumenta o desenvolvimento do cérebro humano e das suas capacidade motoras. Um estudo norte-americano revela que nesta idade a educação musical produz alterações duradouras na estrutura cerebral.
Os investigadores da Concordia University, nos Estados Unidos da América, revelaram que basta apenas 15 meses de aprendizagem durante a fase inicial da infância para que o cérebro alcance um desenvolvimento mais complexo.
O estudo contou com a participação de 36 músicos que foram submetidos a um período de atividade musical e, de seguida, a uma ressonância magnética para perceber quais os efeitos despertados no cérebro.
Os voluntários tinham os mesmos anos de experiência, mas metade deles tinha iniciado a sua formação musical antes dos sete anos, sendo que os restantes começaram em idades mais avançadas. As comparações entre os dois grupos revelaram que as pessoas que tinham começado a estudar mais cedo eram mais eficientes nas suas tarefas.
Os resultados da ressonância magnética desvendaram que os músicos precoces apresentam um aumento da zona cerebral composta por fibras nervosas que ligam as duas regiões motoras do cérebro.
Segundo o estudo publicado no Journal of Neuroscience, "o cérebro humano tem a capacidade notável de se modificar em resposta às exigências do ambiente".
Os cientistas afirmam que "esta descoberta iluminou as conceções sobre a plasticidade do cérebro humano e sugeriu que as diferenças estruturais em sistemas cerebrais de pessoas especializadas, quer sejam músicos ou especialistas de outras áreas, devem-se ao seu treino de plasticidade cerebral".
Clique AQUI para consultar o estudo completo (em inglês).
In: Boas Notícias
Sem comentários:
Enviar um comentário