terça-feira, 20 de outubro de 2009

OED - Operação de Emprego para pessoas com deficiência



A OED, surgiu em 1990, resultante de um protocolo entre a Câmara Municipal de Lisboa - Departamento de Acção Social, o Instituto de Emprego eFormação Profissional e a LPDM - Centro de Recursos Sociais. Tendo como missão a promoção de emprego em mercado aberto de trabalho de pessoas com deficiência, desempregadas ou em situação precária de emprego, residentes na cidade de Lisboa , com idade legal para trabalhar e com inscrição activa no respectivo Centro de Emprego.

É função da OED mediar os processos de recrutamento, selecção e contratação de pessoas com deficiência, contribuindo assim, para a melhoria da taxa de emprego desta população e para a promoção da igualdade de oportunidades e condições no acesso ao emprego.

A sua estratégia assenta na informação e sensibilização da comunidade empresarial ácerca do potencial laboral do trabalhador com deficiência, realidade muitas das vezes menos conhecida e por conseguinte, geradora de obstáculos à integração. Divulgar o valor profissional destes trabalhadores passa então por acções de comunicação, veiculando casos e testemunhos dos já múltiplos exemplos de integração de sucesso.

Para as empresas, a OED pretende assim ser um serviço de recrutamento e apoio à colocação em que estas confiam e vêem como uma oportunidade de melhorar o seu potencial humano. Paralelamente, pretende funcionar como um percursor de acções de Responsabilidade Social , na vertente de integração profissional de pessoas com deficiência, tema que tem vindo a impor-se cada vez com maior relevância no meio empresarial, sendo uma preocupação crescente por parte de alguns empresários.

É também um serviço de assessoria às empresas que pretendam realizar a sua candidatura aos Apoios Financeiros concedidos pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, pela contratação de um colaborador com deficiência.

Para os candidatos a trabalho, a OED pretende actuar como uma fonte de suporte no processo activo de procura de emprego, em que o próprio é participante na definição do seu percurso profissional, considerando os seus interesses, competências e potencial de funcionalidade conseguida pela introdução de tecnologias de apoio ou adaptações.

Actuando como serviço de mediação, a OED assume ainda como objectivo garantir a qualidade e a progressão no posto de trabalho, apostando em acções de acompanhamento dirigidas aos vários agentes participantes neste processo – empresário, trabalhador e eventualmente a respectiva família
Para mais informações, contacte:

R. Freitas Gazul, Lt 34, Lj. 11350-149 Lisboa

Telefones: 21 393 25 20

Fax: 21 393 25 39



Sem comentários: