quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Hiperactividade: deficiência?

A propósito de uma questão colocada, associando a hiperactividade a deficiência, e dadas as dúvidas que senti, procurei alguma informação. Nesta busca, encontrei o texto seguinte que, de alguma forma, responde à questão inicial. Trata-se da resposta a uma questão levantada por uma mãe relacionada com os auxílios da segurança social para apoio psicológico do filho.

Exma. Senhora, uma vez que diz que o seu filho foi diagnosticado como sofrendo do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), numa consulta de desenvolvimento do hospital da sua zona, penso que as pessoas mais indicadas para a ajudarem a preencher esse documento, são exactamente as que concluíram o diagnóstico e que terão chegado a esse diagnóstico através de testes específicos, inclusive testes neurológicos. Se assim foi, terão que lhe fornecer todos os dados necessários para o preenchimento desse documento.

Espero que a avaliação feita para se chegar a esse diagnóstico, tenha sido ampla, pois o TDAH é considerado um distúrbio bio-psicossocial, daí a necessidade de uma avaliação não só médica como psicológica e de ambiente social, até para se perceber em que subtipo de TDAH se encaixa a pessoa, uma vez que se podem verificar 4 subtipos:

1. TDAH - tipo desatento

2. TDAH - tipo hiperactivo/impulsivo

3. TDAH - tipo combinado - é caracterizado pela pessoa que apresenta os dois conjuntos de critérios dos tipos desatento e hiperactivo/impulsivo.

4. TDAH - tipo não específico - a pessoa apresenta algumas características mas número insuficiente de sintomas para chegar a um diagnóstico completo. Esses sintomas, no entanto, desequilibram a vida diária.

Conforme o subtipo, o tratamento médico e psicológico poderá variar e a classificação de deficiência também, pois se não houver "lesões" ao nível do funcionamento neurológico, poderá não ser considerada uma deficiência.

Sugiro que se informe o melhor possível sobre o TDAH e não descure uma avaliação psicológica caso não tenha sido feita.

Cristina Silva

Sem comentários: