sexta-feira, 9 de outubro de 2009

GPS especial para cegos


No passado Domingo, dia 4 de Outubro de 2009, o reconhecido cantor espanhol, Serafino Zubiri (portador de deficiência visual), auxiliado pelo GPS Kapten , percorreu a primeira etapa do Caminho de Santiago para divulgar o projeto “Caminho dos Satélites” , cujo principal objectivo é demonstrar que através de um apoio tecnológico apropriado, qualquer pessoa, mesmo invisual, pode superar as dificuldades e fazer o seu caminho.
O GPS especial (Kapten) , assemelha-se a um rádio de bolso e funciona através de comandos de voz, simples e diretos (sistema similar à marcação por voz dos telemóveis), dando indicações concretas de localização, número de quilómetros percorridos, velocidade momentânea e pontos de interesse (monumentos, restaurantes, hotéis, farmácias, etc).

Este equipamento mostrou ser muito prático e de fácil utilização devido às suas dimensões reduzidas (7,4x 4,4 x 1,3 centímetros) e à sua leveza (apenas 50 gramas). Usa também, o chipset SiRFStar III GPS e tem 4GB da memória interna. O seu custo é de, aproximadamente, 150 euros.

Em 2010 a Associação Gallega de Empresas Tic e a Fundação Tecnologia Social irá organizar uma peregrinação a Compostela para mais de cem deficiêntes visuais.

Sem comentários: