quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Perguntas frequentes sobre discalculia: a deficiência matemática que os professores devem conhecer

Discalculia é uma deficiência de aprendizagem grave e persistente em matemática que afeta cerca de 5 a 8 por cento das crianças em idade escolar. Devido ao seu impacto na capacidade dos alunos de aprender e reter fatos matemáticos básicos, ela pode ser identificada nas séries iniciais se os educadores souberem o que procurar. Nesta série de entrevistas, um educador, um pesquisador e dois alunos com discalculia compartilham seus insights, perspetivas e conhecimento para ajudar os professores a entender e ensinar melhor os alunos com a deficiência.

Como identificar discalculia em estudantes

Desde alunos que têm dificuldade com cálculos e fatos matemáticos básicos até alunos que parecem não conseguir lembrar o que aprenderam no dia a dia, aqui está o que os professores podem observar.
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Dicas para ensinar alunos com discalculia

A discalculia afeta a capacidade do aluno de aprender seus fatos e cálculos matemáticos básicos, conhecimento que continua a ser construído ao longo de seus estudos de matemática. Aqui estão alguns métodos para ensinar alunos com discalculia.
A relação entre dislexia, discalculia e ansiedade matemática

Os alunos podem ter dislexia e discalculia, discalculia e ansiedade matemática, ou alguma outra combinação completamente diferente. Um pesquisador explica como elas estão todas relacionadas.
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Diagnosticado aos 14 anos, a experiência de um aluno com discalculia

Jacquelyn Taylor foi diagnosticada com dislexia na escola primária. Mas foi só aos 14 anos, entrando no ensino médio e tendo dificuldades com matemática básica, que uma combinação de sua própria pesquisa e uma avaliação profissional forneceram um diagnóstico de discalculia. Ela conta como foi passar pelo ensino fundamental e médio com discalculia não diagnosticada e oferece dicas para educadores ajudarem alunos como ela.
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Como a intervenção precoce e a tutoria ajudaram um aluno com discalculia

Para Tessa Marshall, essas coisas que geralmente são fáceis para as crianças — números, cores, formas, amarrar sapatos — sempre foram um desafio. Na 3ª série, ela foi diagnosticada com discalculia e transferida para uma escola Montessori, onde a oportunidade de aprender individualmente com um professor e em um grupo de alunos da 1ª à 3ª séries a ajudou a se recuperar. Agora caloura no ensino médio, ela compartilha o que gostaria que os professores soubessem não apenas sobre discalculia, mas também sobre ensinar alunos como ela.
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Jaclyn Borowski

Fonte: Education Week por indicação de Livresco

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