sábado, 22 de fevereiro de 2025

Tomada de Posição da Pró-Inclusão sobre discurso segregacionista e desinformado na AR

Na Assembleia da República, a Casa da Democracia, viveu-se ontem (20/02/2025) [ver publicação anterior do blog], um momento, protagonizado pelo deputado João Tilly, do grupo parlamentar Chega (mais um momento), que não pode passar sem a manifestação de profundo repúdio por parte da Pró-Inclusão.

Ao longo de mais de 50 anos, a Escola portuguesa tem feito um esforço para acolher TODAS as crianças e jovens, independentemente das suas circunstâncias, sejam elas sociais, culturais, de saúde ou outras.
Fruto deste esforço, a nível mundial, Portugal é, atualmente, uma referência internacional, no que diz respeito à inclusão de TODAS as crianças na Escola. Uma Escola de VALORES HUMANISTAS, DEMOCRÁTICA, EQUITATIVA onde a DIFERENÇA É UM VALOR ACRESCENTADO.

Documentos como a Declaração Universal dos Direitos da Criança, Declaração de Salamanca ou de organizações internacionais como a UNESCO ou a OCDE, através dos estudos científicos realizados por investigadores que acompanham as práticas fundamentadas nestas evidências, comprovam que os alunos que fazem a sua escolaridade em contextos de Educação Inclusiva, desenvolvem competências essenciais como a empatia, a cooperação, a adaptabilidade, a resiliência ou a resolução de problemas, skills essenciais para a sua participação enquanto cidadãos ativos e solidários.

A Pró-Inclusão vai apresentar um protesto formal à Assembleia da República, contra a disseminação destas ideias populistas e sem fundamento científico e estatístico, em prol da defesa inequívoca dos DIREITOS de TODAS as crianças e jovens a participar e a aprender, num sistema educativo ONDE TODOS OS ALUNOS SÃO IMPORTANTES E SÃO IGUALMENTE IMPORTANTES.

Os Docentes de Educação Especial são, em cooperação com os restantes docentes e outros intervenientes no processo educativo, nomeadamente, os pais e encarregados de educação, essenciais para criar ambientes educativos INCLUSIVOS e EQUITATIVOS que promovam a IGUALDADE DE OPORTUNIDADES para TODOS os alunos.

Em 2025, um deputado da Assembleia da República Portuguesa, referir-se à Escola como uma escola de alunos com deficiência ou de alunos normais, onde existem mais docentes de educação especial do que docentes curriculares, é ofensivo, desonesto e, manifestamente, revelador de uma enorme falta de conhecimento sobre a realidade das Escolas e a evolução dos sistemas educativos. Os últimos dados estatísticos, da DGEEC (2023/2024), indicam que existem, no sistema educativo português, público e privado, 167 188 professores (do Pré-Escolar ao Ensino Secundário) dos quais 8 943 são docentes de educação especial, ou seja, 5,4%.

Estamos bem cientes das dificuldades que os professores enfrentam e procuraremos, em breve dar-vos conta da ação da Pró-Inclusão. Ainda que as mudanças que se desejam, são, na sua maioria, estruturais, todos os contributos são muitíssimo importantes para

Contamos convosco para que a voz da Pró-Inclusão seja forte, clara e audível, elevando a verdade e a justiça sobre a Escola que é de TODOS nós.

Saudações inclusivas

Em nome da Direção da Pró-Inclusão

Margarida Loureiro

Presidente

Fonte: Comunicado recebido por email dirigido aos associados da Pró-Inclusão

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