O Bureau Internacional de Educação da UNESCO (UNESCO-IBE) tem o prazer de publicar esta nova versão do Pacote de Recursos de Educação Inclusiva. A Sra. Stefania Giannini, Diretora-Geral Adjunta de Educação da UNESCO, e o Sr. Yao Ydo, Diretor da UNESCO-IBE, escreveram o prefácio do novo pacote de recursos.
Gostaríamos de expressar nossos agradecimentos especiais ao Sr. Renato Opertti (Especialista em Educação Sênior, UNESCO-IBE), Sra. Florence Migeon (Especialista em Educação, UNESCO) e Sr. Mel Ainscow (Consultor em Educação Sênior) por suas contribuições para o desenvolvimento de o Pacote de Recursos de Educação Inclusiva. Gostaríamos também de estender nosso apreço e agradecimento ao Diretor da UNESCO-IBE, Sr. Yao Ydo, por seu apoio incondicional, confiança e orientação construtiva. Um caloroso agradecimento também aos colegas da UNESCO-IBE, Sra. Perrine Arsendeau e Sr. Carlos Bueno, que apoiaram a revisão e edição deste Pacote de Recursos.
O pacote de recursos Alcançando todos os alunos centra-se no que é sem dúvida o maior desafio enfrentado pelos sistemas educativos em todo o mundo, o de encontrar formas de incluir e garantir a aprendizagem de todas as crianças nas escolas. Nos países economicamente mais pobres, trata-se principalmente dos milhões de crianças que não podem frequentar a educação formal. Enquanto isso, nos países mais ricos, muitos jovens deixam a escola sem qualificações que valham a pena, alguns optam por desistir porque as aulas parecem irrelevantes e outros são colocados em classes especiais ou escolas fora do ensino regular. A UNESCO estima que meninas de 12 a 17 anos correm um risco particular de abandonar a escola em países de renda baixa e média-baixa, enquanto os meninos correm mais risco em países de renda média-alta e alta.
Recentemente, os professores enfrentaram novos desafios sem precedentes à medida que buscam encontrar maneiras de garantir uma educação de qualidade para todos os seus alunos no contexto da pandemia do COVID-19. Embora a natureza desses desafios varie dependendo da localização, uma preocupação comum é com os alunos que são conhecidos por serem vulneráveis à marginalização ou exclusão, como os de famílias mais pobres, refugiados e pessoas em situações de conflito, minorias étnicas e linguísticas e indígenas e crianças com deficiência. Segue-se que os esforços para garantir a recuperação educacional após a pandemia devem se basear nos princípios de inclusão e equidade.
Aceder ao novo Pacote de Recursos de Educação Inclusiva
Fonte: UNESCO, com tradução livre.
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