terça-feira, 21 de junho de 2016

Politécnico de Leiria apoia crianças de Cabo Verde na área da educação especial

O Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria (IPLeiria) estabeleceu um protocolo com a Associação de Pais e Amigos de Crianças e Jovens com Necessidades Especiais “Colmeia”, com sede na Cidade da Praia, Ilha de Santiago, Cabo Verde. Este protocolo estabelece formas de cooperação na área da educação especial, permitindo assim ao Politécnico de Leiria estender a Cabo Verde o trabalho do CRID/IPLeiria.

No âmbito do protocolo, Célia Sousa, docente da ESECS e coordenadora do CRID/IPLeiria, deslocou-se a Cabo Verde a convite da Associação “Colmeia” para realizar uma formação para professores, pais e profissionais da área da saúde, Intitulada “A Educação Especial ao longo dos tempos. Contextualização e intervenção”

O acordo firmado inclui, designadamente, a avaliação da resposta mais adequada à situação de pessoas com necessidades especiais; a consultoria, orientação e apoio na aquisição e utilização de equipamentos informáticos no âmbito da comunicação aumentativa/alternativa; a prestação de serviços à comunidade, nomeadamente traduções, serviço docente e de formação, consultoria, auditorias e trabalhos de investigação e desenvolvimento. O protocolo prevê ainda a realização de colóquios, seminários e outras ações da mesma natureza, estágios curriculares, científicos e técnicos, e o intercâmbio de informação técnica e científica.

Fonte: Recebido por correio eletrónico

Sem comentários: