sábado, 25 de junho de 2016

Horta biológica serve de terapia para jovens

A escola D. Dinis, em Quarteira, está a usar uma horta para ajudar na inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, ao mesmo tempo que ensina à comunidade escolar os valores da natureza e da solidariedade. 
Há três anos que o professor de educação musical Aníbal Soutinho, com a ajuda da direção da escola, está a dinamizar um projeto que tem crescido exponencialmente. 
Num espaço pouco utilizado nasceu uma horta aberta a toda a comunidade escolar, mas com especial atenção a alunos com necessidades educativas especiais. 
"Estarem em contacto com a natureza é uma excelente terapia. Muitos deles apenas têm o contacto com estes produtos já nos supermercados e aqui podem presenciar todo o processo", conta (...) Aníbal Soutinho. Segundo o docente, a horta tem tido cada vez mais adesão por parte dos alunos e está previsto crescer ainda mais em termos de espaço. 
Uma boa notícia para quem participa ativamente nas tarefas agrícolas. "Já levei alfaces para casa e são muito boas. Até porque não têm quaisquer produtos químicos", afirma (...) Gabriel Almeida, de 15 anos e aluno do 9º ano, que partilha do mesmo entusiasmo do colega Daniel Ribeiro, de 16 anos: "Quero ver a horta bonita e bem tratada, por isso venho aqui quase todos os dias." 
São cultivados legumes e frutos e os destinos são variados. "Um dia a escola fez uma refeição só com produtos da horta e já levámos legumes para o centro paroquial local, onde são servidas refeições diárias a pessoas mais desfavorecidas. Assim colaboramos com a sociedade e ajudamos quem precisa", realça Aníbal Soutinho.

Fonte: CM por indicação de Livresco

Sem comentários: