As crianças com Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) apresentam melhores resultados na escola se fizerem exercício físico. De acordo com um estudo publicado no “Journal of Pediatrics”, bastam 20 minutos de atividade para que estas crianças consigam concentrar-se melhor (e distrair-se menos) nas aulas. Segundo os autores do estudo, da Michigan State University, nos EUA, esta conclusão pode ter um impacto significativo nas crianças com PHDA: “o exercício físico pode ser uma ferramenta muito importante entre as nossas opções não medicamentosas para tratar a PHDA. Pode ser a primeira abordagem e é essa a recomendação que fazemos aos psicólogos do comportamento”.
A investigação envolveu 40 crianças, 20 das quais com PHDA, com idades entre os oito e os 10 anos, e permitiu verificar que ambos os grupos apresentaram melhores resultados em testes de matemática e compreensão depois de fazerem 20 minutos de exercício. A concentração é um dos maiores desafios das crianças com défice de atenção e, com base nestes dados, os investigadores aconselham as escolas a aumentarem e integrarem diversas atividades físicas nos horários escolares.
In: Pais & Filhos
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